Hoje o dia amanheceu mais triste, perdemos um grande amigo, um colega que sempre primou por tratar os colegas, pacientes e quem dele precisasse com esmero e dedicação. O Prof. Luiz Alberto de Mendonça Lima, foi um dos primeiros a me receber na Universidade de Brasília, onde me deu todo apoio, respeito e consideração. Incentivando-me sempre a galgar os passos da carreira universitária.
Partiu hoje, inesperadamente sem sequer nos despedir... sem avisar! Vítima do Covid-19, não resistiu e em uma semana da doença ele nos deixou. Seu nome será sempre lembrado por todos os que passaram e desfrutaram de seu convívio. Atuou não somente como Professor na Disciplina de Pediatria – Crescimento e Desenvolvimento, mas assumiu vários cargos como: Chefia do Departamento de Pediatria, atualmente área da Criança e Adolescente, foi Diretor Adjunto de Ensino e Pesquisa do HUB, e fundador da Fundação de Apoio ao Hospital Universitário, (FAHUB), instituição na qual foi presidente. Sua liderança suave e forte, seguro de suas convicções por um mundo melhor, ele buscava a qualidade dos cenários de ensino no HUB.
Sempre batalhou e defendeu com justiça e equidade as premissas de um ensino de qualidade, de uma atenção empática para o pequeno paciente e a melhoria da qualidade dos serviços para o médico e o professor de medicina. Para tanto ele foi também conselheiro do CRM/DF e sempre com a leveza própria de seu caráter, assumiu a administração acadêmica valorizando cada colega, cada despertar de interesse pois sua proposta era fazer crescer a Pediatria, o ensino da Medicina na Universidade de Brasília.
Partiu muito cedo e nos deixa um legado de sua existência, mas um vazio de sua presença. A área da Medicina da Criança e Adolescente junto a Direção da Faculdade de Medicina e demais colegas do corpo docente e discente que tivemos o privilégio de seu convívio, estamos entristecidos e enlutados, não somente pela partida de mais um colega, mas também pelo desconhecimento dessa doença e pela falta de politicas públicas para este momento tão difícil para o país.
Não temos palavras para expressar toda nossa dor, mas deixamos esta singela homenagem como prova de nosso afeto, gratidão e saudade do colega tão especial.
Dra. Marilucia Rocha de Almeida Picanço
Profa. Associada de Pediatria- FM/UnB)