O curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB) está alinhado com as tendências nacionais e internacionais de transformação no ensino médico. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) valoriza a multidimensionalidade biopsicossocial, adota métodos de ensino centrados nos estudantes e tem um eixo de habilidades práticas voltado principalmente para os serviços básicos de saúde e a comunidade.

O objetivo do curso de Medicina da UnB é formar médicos e médicas dentro de uma concepção interprofissional, capacitados para o trabalho colaborativo e socialmente referenciado, atendendo às necessidades de saúde da população. A prática deve ser ética, inclusiva, humanizada e baseada em evidências, respeitando as diversidades e os direitos humanos, e fundamentada na defesa do SUS.

A coordenação do curso é responsável por gerir, implementar, acompanhar e avaliar o PPC, atuando como parceira e motivadora dos docentes, discentes, técnicos administrativos, preceptores e profissionais terceirizados. Além disso, deve colaborar com as coordenações de extensão, pesquisa e inovação da
Faculdade de Medicina para promover a integração curricular vertical e horizontal, a curricularização da extensão e a inserção dos estudantes na pesquisa científica.

Também cabe à coordenação atender às demandas dos discentes e garantir avaliações positivas em auditorias internas e externas, realizadas por órgãos como a Comissão Própria de Avaliação, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Embora a gestão do curso seja compartilhada com a Direção da Faculdade de Medicina, o Colegiado de Graduação, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a Comissão do Internato Médico, o coordenador ou coordenadora do curso é responsável pelos resultados das avaliações e pelo acompanhamento periódico dos planos de ensino, além de orientar novos docentes e
incentivar a formação docente contínua.


Na Faculdade de Medicina da UnB, o(a) coordenador(a) do curso é indicado(a) pelo(a) Diretor(a) e, se aprovado(a) pela Câmara de Representantes, é designado(a) por meio de ato administrativo. Ele(a) deve cumprir as determinações da Direção da Faculdade e as normas regimentais específicas e gerais da UnB.

 

Plano de trabalho da coordenação do curso de Medicina da Universidade de Brasília 2024

Topo