Atividades Complementares

 

As atividades complementares são parte integrante da formação do estudante de Medicina, permitindo a integralização de carga horária e créditos na matriz curricular do curso, conforme a Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, e conforme a Resolução nº 123/2023 do CEPE, que regulamenta o aproveitamento de estudos e de atividades complementares.

O aproveitamento será avaliado conforme o Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Medicina, aprovado em 26 de junho de 2024, durante a 5ª Reunião Ordinária do Colegiado de Graduação da Faculdade de Medicina de 2024. Para os fins desta Resolução, as atividades complementares são componentes curriculares que proporcionam aprofundamento em áreas específicas de interesse dos discentes, englobando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo assim para a formação do perfil profissional do Bacharel em Medicina.

A concessão de créditos varia de acordo com a atividade e corresponde a no máximo 150 horas ou 10 créditos. Cada discente poderá concorrer ao edital apenas uma vez, ao cursar o oitavo semestre do curso. A diversidade das atividades complementares oferece uma vasta gama de experiências, não apenas temáticas e metodológicas, mas também humanas, científicas e profissionais. A Faculdade de Medicina incentiva fortemente seus alunos a participarem dessas atividades, reconhecendo sua importância na formação de uma visão médica mais completa e abrangente.

Topo