Relatório Atividade de Extensão Propostas pela FM Atualizado em 24/09/2024 |
|||
Código |
Título |
Coordenador |
Resumo da Ação de extensão |
EVxxx-2024 |
QUARTA-FEIRA DOCENTE 2024.2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FACULDADE DE MEDICINA |
HUDSON FERNANDO NUNES MOURA |
As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina visam atualizar e transformar a escola médica brasileira a partir da incorporação de estratégias de ensino ativas pautadas em práticas interdisciplinares, que possibilitem a formação de profissionais médicos habilitados a prestar assistência à atenção, gestão e educação em saúde com responsabilidade social e ética. Nesse sentido, enfatizam a necessidade de as instituições de ensino estimularem o desenvolvimento dos professores, a partir de ações de formação acadêmica. O evento Quarta-feira docente consiste de uma proposta de oportunizar o encontro e a troca de experiências entre os docentes da área de medicina e saúde, a partir de apresentações guiadas por alguns professores convidados. O evento irá ocorrer na semana de acolhimento do semestre 2024.2 e pretende contar com o envolvimento dos professores das diferentes áreas que compõem os cursos de medicina e saúde da UnB, bem como professores de outras IES. |
CRxxx-2024 |
IV Curso de Atualização em Imunologia Médica - PARTE I |
TATIANA KARLA DOS SANTOS BORGES |
O Curso Atualização em Imunologia Médica visa concorrer para uma reciclagem nos conhecimentos em imunologia médica por meio do entendimento do papel do sistema imunitário na preservação da saúde e na prevenção da doença, e as circunstâncias e mecanismos pelos quais este sistema pode gerar ou agravar doenças. Serão analisados todos os aspectos da resposta fisiológica do sistema imunitário na manutenção da homeostasia do organismo e na prevenção de doenças. Como também serão abordados os aspectos de imunopatogenia para dar subsídios para uma melhor compreensão das doenças e consequentemente, tanto um diagnóstico e tratamento mais adequado. Serão abordados também os aspectos de prevenção de doenças por imunizações e o papel do sistema imunológico nos transplantes, na resposta à tumores e durante o desenvolvimento fetal, na infância, na vida adulta, no idoso e na gestante. O curso é realizado em 40 sessões, das quais em 23 são abordados conteúdos teóricos, 6 sessões são voltadas para prática em imunologia e 6 sessões para produção de video com assunto de importância para a população em geral. A avaliação de aprendizado é realizada por meio de provas teóricas, relatórios ou atividades de aulas práticas e vídeos de atividade de extensão. Esse é um curso ofertado para os profissionais da área da saúde com o intuito de proporcionar uma melhor qualificação dos profissionais de saúde do DF, principalmente das áreas de Imunologia, Alergia e Reumatologia. Nosso principal público-alvo tem sido os residentes de medicina de diversos hospitais do DF; contudo, o curso também propicia uma reciclagem dos conceitos em imunologia para os candidatos aos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina e Instituto de Biologia, o que tem melhorado a qualificação. Além disso, também recebemos outros profisionais que possuem interesse em revisitar os conceitos de imunologia para aplicá-los em suass rotinas de trabalho. Esse semestre em função da greve ele será dividido em parte I e II. |
EVxxx-2024 |
A Inserção curricular da extensão no curso de Medicina: Portfólio de ações e Identidade Visual (Estandarte) |
KATIA CRESTINE POÇAS |
A Oficina de elaboração de Portfólio de ações de extensão e de produção de Estandarte da Extensão da Faculdade de Medicina compõe atividades estratégicas para o fortalecimento das atividades de integração curricular no curso de medicina, como elementos obrigatórios. Neste sentido, há uma necessidade urgente de trabalharmos internamente estratégias para qualificação da inserção curricular em nossas disciplinas obrigatórias e, com essa oficina pretendemos mapear as ações de extensão que já estão sendo desenvolvidas, para colaborar com as estratégias que traçaremos para monitorar e avaliar como as ações estão sendo efetivas para a formação discente e para a transformação social. Para isso o desenvolvimento de um portfólio será essencial para essa construção e fortalecimento das ações. Além disso, a criação de um estandarte possibilitará que busquemos a identidade da extensão na FM, coletivamente e de forma lúdica. |
PJxxx-2024 |
Elaboração de Materiais Didáticos em Anatomia Humana |
HUGO ALVES DE SOUSA |
Diversos estudos têm apontado para uma crise no ensino da anatomia humana, cuja origem se encontra nas reformas promovidas pelas câmaras de educação das profissões de saúde. Essas alterações resultaram na redução da carga horária de disciplinas, incluindo a anatomia, com o intuito de proporcionar aos estudantes um maior tempo de prática em estágios profissionais. Contudo, essa adaptação às exigências regulatórias tem gerado desafios substanciais. Uma alternativa evidente para solucionar esse impasse reside no aprimoramento das abordagens educacionais, pautado na compreensão dos processos de aprendizado dos alunos. Esse conhecimento pode habilitar os responsáveis pela educação a conceber tecnologias educacionais mais eficazes e adaptadas às necessidades dos estudantes. No contexto do ensino da anatomia, surge uma necessidade premente de ajustar as práticas de ensino e aprendizado. Os professores desempenham um papel central nessa tarefa, sintetizando e destacando os tópicos mais relevantes do curso e aplicando métodos comprovados. Simultaneamente, os alunos devem se engajar de forma ativa na busca pelo conhecimento, desenvolvendo uma compreensão autônoma de seus próprios estilos de aprendizagem, interagindo com diversas metodologias e colaborando com seus colegas e instrutores. Nesse cenário, o desenvolvimento de materiais didáticos ganha proeminência. Os avanços tecnológicos possibilitam um engajamento mais efetivo no processo de ensino e aprendizado, alinhado aos princípios da teoria do processamento de informações cerebrais. Quando esses materiais são concebidos visando facilitar a aquisição, processamento, armazenamento e evocação de informações, eles potencializam o propósito fundamental da educação: o conhecimento. Uma abordagem inovadora se destaca com os "vídeo atlas" de anatomia humana, preenchendo uma lacuna no cenário educacional nacional. Além disso, em consonância com a Lei 8501/92, essa abordagem encaminha o término do uso de imagens de cadáveres não reclamados para fins educacionais e de pesquisa, promovendo, assim, a ética e a legalidade no ensino da anatomia. Consequentemente, esta proposta de extensão tem como objetivo principal a criação de materiais didáticos destinados ao ensino da anatomia humana, direcionados tanto a estudantes como a profissionais de diversas áreas do conhecimento, sobretudo no campo da saúde. O desenvolvimento desses materiais requer a realização de dissecações anatômicas das peças do acervo da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, seguido da documentação fotográfica e de vídeo em múltiplas vistas anatômicas. Todos os custos relativos a esses procedimentos, bem como à edição, redação e diagramação dos materiais, serão autofinanciados. Após a conclusão dessas etapas, os materiais produzidos serão submetidos à Editora Universidade de Brasília para análise de viabilidade de publicação. |
EVxxx-2024 |
Banca de Poste: Desmistificando Fake News nas Redes Sociais |
RODOLFO REGO DEUSDARA RODRIGUES |
O projeto de extensão "Produção de Conteúdo nas Mídias Sociais como Estratégia de Educação" surgiu como uma resposta direta à crise desencadeada pela pandemia de COVID-19, marcada pela rápida disseminação de um vírus desconhecido e de difícil compreensão inicial. Durante esse período crítico, observou-se uma explosão de informações compartilhadas nas plataformas de comunicação, muitas vezes sem embasamento científico, resultando na propagação de notícias falsas. Diante desse cenário alarmante, profissionais e acadêmicos da área da saúde reconheceram a necessidade urgente de criar uma iniciativa voltada para combater a desinformação e promover conteúdos com respaldo científico. O principal objetivo deste projeto é enfrentar e desmentir notícias falsas, contribuindo para a disseminação de informações confiáveis e baseadas em evidências nas Mídias Sociais. Nesse contexto, o trabalho visa desempenhar um papel essencial na divulgação de informações precisas e fundamentadas, com o propósito de educar a sociedade sobre questões de saúde, tanto durante quanto após a pandemia. Assim, buscamos contribuir para a redução dos impactos da desinformação e para o fortalecimento da literacia em saúde na população. |
EVxxx-2024 |
Cinema e Saúde Mental: Um Debate Aberto |
RODRIGO RODRIGUES DE SOUZA
|
1 em cada 8 pessoas no mundo vive com um transtorno mental segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde em 2019, e cada ano há um aumento de 26% e 28%, respectivamente, para ansiedade e transtornos depressivos maiores. Os transtornos mentais envolvem distúrbios significativos no pensamento, regulação emocional ou comportamento que podem afetar profundamente a frequência escolar e o trabalho escolar. Pesquisas revelam a associação de transtornos mentais à características como sexo feminino, ter uma renda mais baixa e estar em um curso de Humanidades ou Ciências da Saúde, além de fatores ambientais presentes no ambiente universitário ligados ao prejuízo da saúde mental dos alunos, como a mudança dos compartamentos, as expectativas e relações profissionais, e a responsabilidade adquirida na transição de adolescente para adulto. Diante desse cenário, nosso projeto propõe conscientizar os estudantes universitários sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável e cuidados com a saúde mental. Através de atividades como o cine debate e a roda de conversa, buscamos promover o autocuidado e fornecer ferramentas para que os jovens possam lidar com as demandas da vida acadêmica de forma mais equilibrada. |
CRxxx-2024 |
CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES PARA ORIENTAR O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA SURDEZ DO NASCIMENTO À SENESCÊNCIA |
ANDRE LUIZ LOPES SAMPAIO |
CURSO SERÁ OFERECIDO COMO ATIVIDADE DO LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM OTORRINOLARINGOLOGIA NA SEMANA UNIVERSITÁRIA. SERÃO DISPONIBILIZADAS 15 VAGAS E A CAPACITAÇÃO SERÁ OFERTADA NAS DEPENDÊNCIAS DO LEO. |
EVxxx-2024 |
SOS escolar para professores |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
O evento de extensão "SOS escolar para professores" é uma iniciativa organizada por alunos do curso de Medicina da universidade de Brasília, voltada para capacitar alunos dos cursos de licenciatura e professores da rede de ensino em noções básicas de primeiros socorros. Durante o evento, será oferecida oficina prática e teórica que abordarão temas como atendimento inicial em casos de desmaios, parada cardiorrespiratória, e outras situações emergenciais comuns no ambiente escolar. O objetivo é fornecer ferramentas essenciais para que educadores possam agir de forma rápida e eficaz em situações de emergências, garantindo maior segurança para os estudantes. Além disso, o projeto visa promover a integração entre os cursos de saúde e educação, fortalecendo a comunidade acadêmica e contribuindo para a formação interdisciplinar dos futuros profissionais. |
EVxxx-2024 |
Escape room de genética forense: a identidade perdida |
JULIANA FORTE MAZZEU DE ARAUJO |
A utilização da metodologia de Escape Room no ensino de Genética Forense oferece uma abordagem inovadora e envolvente para os estudantes. Nessa dinâmica, os alunos são desafiados a resolver quebra-cabeças, decifrar códigos e encontrar pistas relacionadas à genética forense, dentro de um ambiente temático. Essa abordagem proporciona uma aprendizagem ativa e participativa, na qual os alunos aplicam seus conhecimentos em genética para solucionar problemas práticos e desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e tomada de decisões. Ao enfrentar desafios e superar obstáculos, os estudantes se envolvem de forma imersiva, estimulando sua motivação e interesse pelo tema. A metodologia de Escape Room também permite uma contextualização realista da aplicação da genética forense, aproximando os alunos do trabalho nessa área. Os estudantes assumem o papel de investigadores forenses, trabalhando em conjunto para analisar evidências genéticas e resolver um caso fictício. Essa experiência prática e lúdica estimula a criatividade e a resolução de problemas, ao mesmo tempo em que reforça os conceitos teóricos da genética forense. Ao adotar a metodologia de Escape Room no ensino de Genética Forense, os educadores proporcionam uma experiência educativa dinâmica e memorável, que engaja os alunos de forma significativa. Essa abordagem inovador promove a compreensão dos conceitos genéticos, o desenvolvimento de habilidades e a aplicação prática do conhecimento, preparando os estudantes para os desafios do mundo real na área da genética forense. |
EVxxx-2024 |
CHAI: Chá com Ideias - PET-Saúde: Equidade |
ODETE MESSA TORRES |
Trata-se do CHAI: Chá com Ideias do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade). |
EVxxx-2024 |
Minicurso Dinâmico-Interativo: Descomplicando a Terapia com Dieta Cetogênica no Tratamento de Pacientes com Epilepsia Refratária. |
MEIMEI GUIMARAES JUNQUEIRA DE QUEIROS |
Este minicurso tem como público-alvo estudantes de Nutrição, Medicina (e outras áreas correlatas), especialmente aqueles que pretendem atuar em serviços de neurologia e pediatria. O minicurso tem o objetivo de introduzir conceitos e princípios básicos do tratamento com Dieta Cetogênica como tratamento para pacientes com Epilepsia Refratária e distúrbios metabólicos. O curso será ministrado pelo nutricionista Tauã Veloso Araújo, em um formato de aprendizagem ativa. |
EVxxx-2024 |
Projeto vida saudável- conhecimentos e práticas de saúde na Semana Universitária 2024 |
NADJAR NITZ SILVA LOCIKS DE ARAUJO |
A construção de ações socioeducativas, voltadas à uma educação para a saúde, tem sido motivo de preocupação nos últimos anos no Brasil. Elas se justificam pela necessidade de implementação de ações que orientem a população novas práticas para a promoção, prevenção e educação em saúde, permitindo uma melhora no bem-estar de pessoas e da comunidade, fortalecendo as habilidades e capacitando os indivíduos, que se tornarão agentes ativos neste processo de reforma e transformação social, ambientais e econômicas. A ação tem como objetivo desenvolver temas relacionados à educação em saúde, oferecidos durante a Semana Universitária da Universidade de Brasília 2024, cujo enfoque será dado para a promoção da saúde da criança/addolescente, com a uma projeção para a comunidade e a família. Os temas serão apresentados de forma didática e lúdica pelos discentes matriculados nas disciplinas de Parasitologia e Parasitologia Médica sob a orientação de docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Além das atividades presenciais que serão realizadas na Faculdade de Medicina os temas serão adaptados para o formato digital e serão publicados na página do Instagram do projeto Vida Saudável/UnB. |
EVxxx-2024 |
SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, QUILOMBOLA E A BIOÉTICA DO CUIDADO: ENTENDER PARA ACOLHER |
KATIA CRESTINE POÇAS |
O lançamento do produto diz respeito a um e-book que foi organizado como um módulo educacional abordando conteúdos e metodologias com a finalidade de sensibilizar trabalhadoras(es) e futuras(os) trabalhadoras (es) do Sistema Único de Saúde, para se estabelecer novas proposições e condutas que impeçam a perpetuação das Iniquidades e de práticas violentas e discriminatórias decorrentes do racismo estrutural e institucional. Busca-se práticas de saúde transformadoras orientadas pelas políticas de equidade, da atenção primária à saúde e da bioética para ampliar o acesso e o cuidado integral à saúde da população negra e quilombola na rede pública de atenção à saúde. A obra recebeu o apoio do Ministério da Saúde, Edital Chamada Interna Edital nº 01/2023.Programa Integra UNA-SUS. |
EVxxx-2024 |
Exposição de Material Didático de Parasitologia Humana
|
RODRIGO GURGEL GONCALVES |
A "Exposição de Material Didático de Parasitologia Humana" é uma atividade prática de extensão que visa proporcionar ao público uma imersão na morfologia e diagnóstico de parasitos humanos. Esta exposição abrange a observação e análise de lâminas parasitológicas, permitindo aos participantes desenvolverem conhecimentos práticos e teóricos sobre os agentes etiológicos mais comuns. A atividade organizada pela Faculdade de Medicina da UnB em parceria com o Laboratório de Parasitologia e a Liga Acadêmica de Infectologia, e faz parte de um programa de extensão mais amplo da universidade. Com uma carga horária total de 5 horas e capacidade para até 250 participantes, espera-se que a exposição contribua significativamente para a educação em saúde, promovendo o entendimento sobre as doenças parasitárias e suas medidas preventivas, alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável de saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades. |
EVxxx-2024 |
MOSTRA DE VÍDEO - DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL HUMANO: DA CONCEPÇÃO AO NASCIMENTO. |
ANA LUCIA CARNEIRO SARMENTO |
Esta atividade é uma ação do Projeto de Extensão (PIBEX): "Museu de Anatomia Humana da UnB e a Interação com a Sociedade" com apoio de docentes, técnicos e alunos extensionistas bolsistas e voluntários, para o Programa Especial Semana Universitária edição 2024. Mostra de Vídeo - Desenvolvimento pré-natal humano: da concepção ao nascimento, produzido pelo PEAC “Museu de Anatomia Humana da UnB e a interação com a Sociedade”, que aborda de modo objetivo e claro o desenvolvimento pré-natal humano: desde a sua concepção até o nascimento. Neste vídeo, é possível visualizar etapas do surgimento de determinadas estruturas do corpo humano, no seu tempo adequado. A duração do vídeo é de 12 minutos. |
EVxxx-2024 |
Minicurso de Transfusão Sanguínea |
FLAVIA DIAS XAVIER |
O Minicurso de Transfusão Sanguínea, organizado pela Liga Acadêmica de Hematologia da Universidade de Brasília (LAHem), é um evento focado na explanação das principais indicações, logística e cuidados necessários para a realização de transfusões sanguíneas. O curso abordará desde os fundamentos básicos dos componentes do sangue até as complicações pós-transfusionais, proporcionando aos participantes um entendimento abrangente sobre o processo transfusional. Para tal, serão ministradas as seguintes palestras: Aula 1: Ciclo do sangue, hemocomponentes e hemoderivados; Aula 2: Indicações Específicas e Critérios Clínicos; Aula 3: Logística e Procedimentos para Solicitação de Sangue; Aula 4: Manejo das reações transfusionais; e Discussão final: Captação de doadores. |
EVxxx-2024 |
Oficina de jogos projeto Emergências do Cotidiano |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
Oficina de jogos elaborados sobre os temas do projeto de extensão Emergências do Cotidiano. |
EV482-2024 |
Intubação Descomplicada: Oficina Prática para Procedimentos Eficazes |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
Nesta aula, abordaremos os fundamentos e técnicas avançadas de intubação, um procedimento crucial para garantir a via aérea em situações de emergência e suporte avançado de vida. O objetivo é capacitar os participantes com habilidades práticas e conhecimentos teóricos necessários para realizar a intubação de forma segura e eficaz. |
EVxxx-2024 |
O fim da Picada: Como Lidar com Animais Peçonhentos |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
Nesta aula, abordaremos os principais aspectos relacionados a animais peçonhentos, incluindo identificação, prevenção e tratamento de envenenamentos, além disso, teremos a participação de palestrantes do Zoológico de Brasília e do CIATox. O objetivo é fornecer uma compreensão abrangente sobre como lidar com situações envolvendo animais que podem representar riscos significativos para a saúde humana. |
EVxxx-2024 |
Primeiros Socorros Psicológicos: Como Lidar com Crises Mentais |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
Os participantes aprenderão como identificar, entender e gerenciar crises psiquiátricas, que podem incluir episódios de agitação, delírios, alucinações, ou comportamentos suicidas. A aula é projetada para capacitar os participantes com conhecimentos e habilidades práticas para lidar com situações críticas de forma segura e eficaz. |
EV405-2024 |
1ª Feira Médica de Saúde: "LAMeF-UnB: Liga de Medicina da Família e Comunidade da Universidade de Brasília" |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
A 1ª Feira Médica de Saúde: "LAMeF-UnB: Liga de Medicina da Família e Comunidade da Universidade de Brasília" irá contar com a parceria dos projetos integrados a LAMeF, “Podcast: 5 minutos sobre Saúde" e “LAMEF-UnB nas mídias sociais: Produção de conteúdo digital contra a desinformação em saúde”, onde serão apresentados os posts produzidos e publicados nas redes sociais e os os episódios produzidos e publicados nas plataformas de streaming, com organização e discussão dos temas de acordo com o interesse do público presente, além de abertura para dúvida e debates das temáticas e dos mecanismos de realização dos projetos e divulgação. A mostra, promovida pelo projeto de extensão "LAMeF-UnB: Liga de Medicina da Família e Comunidade da Universidade de Brasília" (PJ462-2024), vinculado ao edital PIBEX 2024, visa ampliar o conhecimento teórico dos participantes e proporcionar um espaço para escuta e debate sobre as temáticas dos projetos. O objetivo é destacar o papel da educação em saúde e seus benefícios para a comunidade, promovendo uma experiência enriquecedora para a formação acadêmica dos discentes, profissionais de saúde e a comunidade externa. |
EVxxx-2024 |
Glicemia em Crise: Estratégias para Intervenção Eficaz |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
Nesta aula, abordaremos como identificar e responder de forma eficaz a situações de emergências glicêmicas, como hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) e hiperglicemia (alto nível de glicose no sangue). |
EVxxx-2024 |
Hacks sobre diabetes que todo mundo deveria que saber |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
Palestra sobre os principais conceitos, ferramentas e dicas para insulinoterapia que todo diabético, pessoa que convive com um diabético e profissional de saúde deveriam saber. |
EVxxx-2024 |
Estratégias de Resposta para Emergências em Saúde Pública |
THIAGO FIGUEIREDO |
Esta oficina faz parte do projeto Mobilização de Recursos Humanos em Saúde: Estratégia de Preparo para Resposta a Emergências de Saúde Pública, a fim de discutir a gestão de estratégias de preparo e resposta a emergências em saúde pública. O evento pretende contar com a participação de um palestrante profissional com experiência em contextos de emergências de saúde pública. Além disso, aborda a atuação da Universidade de Brasília (UnB) em situações de emergência, com a apresentação de um plano estratégico desenvolvido pelo projeto para fortalecer a capacidade da universidade em responder a crises. Os participantes também terão a oportunidade de participar de workshops práticos, incluindo simulações de emergências e cursos de treinamento em primeiros socorros, capacitando-os para uma resposta mais eficaz em situações reais. |
EV455-2024 |
Aula de RCP: Passos Fáceis para Situações Críticas |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
Neste curso, você aprenderá os fundamentos da Reanimação Cardíaca Pulmonar (RCP) de maneira clara e prática. Ideal para leigos, a aula cobre técnicas essenciais para reconhecer emergências e realizar manobras de RCP de forma eficaz. Inclui demonstrações passo a passo, práticas com manequins e dicas sobre como agir em situações de emergência. Ao final, você estará preparado para manejar situações de parada cardiáca e respiratória até o resgate chegar. |
EVxxx-2024 |
Cura Ancestral: O Poder das Plantas Medicinais na Espiritualidade e Saúde dos Povos de Matriz Africana - PET-Saúde: Equidade, Grupo 2 - Saúde Indígena e Saúde dos Povos de Terreiro de Matriz Africana, Plantas Medicinais e Promoção do Bem-viver: intersecções com o trabalho em saúde |
ODETE MESSA TORRES |
A oficina consistirá em uma aula experimental seguida de um debate sobre a temática, conduzida pelo Professor Jorge Senna, membro de terreiro. A atividade prática incluirá um jogo de perguntas (quiz) online, no qual os participantes inscritos poderão interagir e testar seus conhecimentos. Objetivo: Explorar a importância das plantas medicinais na espiritualidade e saúde dos povos de matriz africana, destacando suas práticas tradicionais e conhecimentos ancestrais. Atividade prática: Identificação e Uso de Plantas Medicinais (duração 30min) - Quiz: Sessão prática de perguntas sobre plantas medicinais comuns nos terreiros. |
EVxxx-2024
|
OFICINA - ALCOOLISMO, SAÚDE HUMANA E CÂNCER |
ANA LUCIA CARNEIRO SARMENTO |
Esta atividade é uma ação do Projeto de Extensão (PIBEX): " Museu de Anatomia Humana da UnB e a Interação com a Sociedade" com apoio de docentes, técnicos e alunos extensionistas bolsistas e voluntários, para o Programa Especial Semana Universitária edição 2024. O alcoolismo é uma doença crônica caracterizada pelo consumo compulsivo do álcool, fazendo com que o indivíduo se torne cada vez mais tolerante e causando crises de abstinência quando ele é suspenso. Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia, desinibição, com comportamentos inadequados ao ambiente, e emotividade exagerada ou agressividade explosiva. Já no segundo momento, pode surgir alteração do pensamento e da capacidade de percepção, dificuldade para a articulação da palavra, perda da coordenação motora, movimentos vagarosos ou irregulares dos olhos, visão dupla, rubor facial, taquicardia, sonolência. Quando a ingestão de álcool continua surgem: letargia, diminuição da frequência cardíaca, queda da pressão arterial, depressão respiratória e vômitos, que podem ser aspirados provocando pneumonia entre outros efeitos colaterais perigosos. As crises de abstinência se caracterizam por tremores, irritabilidade, distúrbios de percepção, convulsões e delirium tremens. O alcoolismo pode causar danos irreversíveis no fígado como cirrose e câncer; câncer na boca, língua; danos cerebrais; problemas cardíacos; malformações fetais, em caso de gestantes alcoólicas. O álcool em excesso é visto como um problema social já que pode estar ligado a acidentes de trânsito e violência. Por não se tratar de droga ilícita, o acesso é relativamente fácil, fazendo com que ela seja a substância psicoativa mais popular do planeta. Assim, não é raro vermos adolescentes ou mesmo crianças fazendo o uso dele e até grupos idolatrando a ingestão de bebidas alcoólicas e comportamentos de embriaguez. O tratamento médico é indicado para combater os efeitos da crise de abstinência. A psicoterapia é sempre indicada porque os índices de recaídas são altíssimos. O Alcoólicos Anônimos pode ser uma boa alternativa para controlar a dependência química e aprender a lidar com a doença. |
EVxxx-2024
|
MOSTRA DE PORTFÓLIOS REFLEXIVOS: PRODUÇÕES DE ESTUDANTES DE MEDICINA |
ODETE MESSA TORRES |
Entre os instrumentos de avaliação que utiliza a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico, identificamos o portfólio, por ser um instrumento que apresenta uma oportunidade de construção a partir de uma relação dialógica entre educadores e educandos. Possibilita o acúmulo de informações e significados pessoais e interpessoais, que mediatizam o conhecimento e dialogam com a troca de informação e sua apreensão. Que questiona, critica, reflete, formula e reformula. Que não se coloca pronto e sim em constante construção. Que acolhe críticas e ressignifica impressões. Apresenta flexibilidade, porque busca ampliar sempre as formulações e quando apresenta cronologia deve permitir acompanhar o crescimento pessoal e com ele identificar acúmulos e aprendizagens que sejam significativas. Estimula o pensamento reflexivo, permitindo o registro e a documentação da própria aprendizagem. Possibilita orientações de reformulações que responda aos objetivos da disciplina, indicando novos caminhos e possibilidades, trocando com os colegas novas formas de olhares e construções para uma mesma atividade, permitindo a compreensão da diversidade de interpretações e entendimentos sob um mesmo aspecto do trabalho em saúde. A dialogicidade da metodologia de avaliação através do portfólio permite ao educando participar de todas as etapas de sua formação, desde a construção do conhecimento, o compartilhar de saberes entre grupos e educadores até a definição dos conceitos atribuídos pelo docente. Nesta experiência, estudantes de medicina dos segundos e terceiros semestres do curso desenvolvem Portfólios Reflexivos em grupos, nos componentes FMD0022 - Sistema Único de Saúde e FMD0037 - Atenção Primária à Saúde, os quais serão compartilhados nesta atividade. |
EVxxx-2024 |
OFICINA - TABAGISMO, SAÚDE HUMANA E CÂNCER |
ANA LUCIA CARNEIRO SARMENTO |
Esta atividade é uma ação do Projeto de Extensão (PIBEX): " Museu de Anatomia Humana da UnB e a Interação com a Sociedade" com apoio de docentes, técnicos e alunos extensionistas bolsistas e voluntários, para o Programa Especial Semana Universitária edição 2024. No mundo, grande parte das mortes por câncer são atribuídas ao tabagismo. A maior preocupação epidemiológica no momento é com os adolescentes que estão sendo iniciados no tabagismo, tanto pelo uso de cigarro convencional quanto pelo eletrônico (vape) e que serão os doentes do futuro. O tabagismo é considerado pela OMS uma das principais causas de morte evitável em todo o mundo. Quem faz uso de produtos do tabaco expõe a si, e a quem o rodeia, a mais de 4.700 (quatro mil e setecentas) substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas. Assim, é fácil entender como os fumantes ativos e passivos correm um risco maior de desenvolver câncer e outras doenças/comprometimentos como DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crônicas: bronquite e enfisema), infarto do miocárdio e úlceras de estômago. A maioria dos fumantes adultos adquirem o hábito de fumar na adolescência. |
EVxxx-2024 |
Discussão de vivências sobre saúde sexual e reprodutiva |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
“Saúde sexual e reprodutiva” é a liberdade de decidir se quer ou não ter relações sexuais, é o poder de decidir se quer ou não ter filhos, quantos e quando, para isso existem métodos contraceptivos. É o direito de receber informação adequada para prevenir gravidez indesejada e/ou doenças sexualmente transmissíveis. Nesse sentido, ações que promovem a educação em saúde são formas de manutenção deste direito. Logo, fomentar o diálogo acerca da saúde sexual na adolescência e na infância dentro das escolas e trazer essa discussão para os mais diversos âmbitos se torna fundamental, bem como planejar estratégias que têm como objetivo assegurar os direitos individuais e coletivos no que tange a saúde sexual. |
EVxxx-2024 |
Mostra de Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina - UnB |
HUDSON FERNANDO NUNES MOURA
|
A produção de conhecimentos baseada em Ligas Acadêmicas é uma prática histórica, proporcionando participação ativa dos membros; união de informações de diversas áreas para suprir carências do currículo em relação a temas específicos [1], e mobilização para a produção científica e envolvimento em atividades de extensão. Apesar disso, é notória a ausência de envolvimento nas Ligas Acadêmicas no currículo de diversos discentes da comunidade da medicina, fato muito relacionado à falta de divulgação perceptível ao longo do curso. Dessa maneira, o desenvolvimento de uma proposta de extensão, com cunho informativo, na forma de uma apresentação de banner, voltada para a comunidade acadêmica do curso de medicina, apresenta relevância no contexto da popularização e divulgação dos conhecimentos em educação e saúde abordados nas Ligas do Curso de Medicina. Nesse sentido, a Mostra de Ligas fornecerá um ambiente favorável à divulgação das atividades e projetos desenvolvidos pelas ligas, estimulando o diálogo entre o componente científico e as atividades de extensão. |
EVxxx-2024 |
Inteligência artificial na saúde: aplicações práticas
|
LUCIA ROLIM SANTANA DE FREITAS
|
Público-alvo: Alunos de graduação na saúde, profissionais do SUS e da área da saúde. Carga horária: 4 horas (Dia 04/11). Objetivos da Oficina: · Compreender os conceitos fundamentais de Inteligência Artificial (IA) e seus subcampos, como machine learning e deep learning. · Explorar as aplicações práticas da IA na saúde, focando em exemplos clínicos e na análise de dados epidemiológicos. · Refletir sobre o impacto da IA na qualidade e eficiência dos serviços de saúde. Conteúdo: Módulo 1: Introdução à IA e seus principais avanços. Módulo 2: Aplicações práticas da IA em saúde, incluindo ferramentas para análise de dados epidemiológicos. Resultados esperados: Ao final, os participantes terão uma compreensão básica da IA, suas técnicas, e como são aplicadas na área da saúde. |
EV672-2024 |
Baú de Escutas: Pensando a valorização das trabalhadoras e trabalhadores do presente e do futuro. |
KATIA CRESTINE POÇAS |
Este evento propõe uma reflexão crítica sobre a importância do trabalho em nossa sociedade e os desafios enfrentados no dia a dia, em particular para as trabalhadoras e trabalhadores do SUS. A dinâmica será dividida em duas partes principais. Na primeira, será realizada uma discussão aberta sobre o conceito de valorização do trabalho, com perspectiva em equidade de gênero, raça e etnia, estimulando a participação ativa dos presentes e abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos. Essa discussão visa promover um entendimento mais profundo das questões que envolvem a dignidade e o reconhecimento das trabalhadoras e trabalhadores. Na segunda parte, os participantes serão convidados a colaborar na construção do "Baú de Escutas". Utilizando materiais como tecido, cola, recortes temáticos, caixa de papelão, giz de cera, lápis, tinta e pincel, cada um poderá expressar suas reflexões, experiências e visões sobre o trabalho de forma criativa e coletiva. Esse baú simbólico servirá como um repositório das vozes dos participantes, representando as múltiplas perspectivas sobre o trabalho na contemporaneidade. |
EV412-2024 |
4º Seminário SUS: Redes de Atenção em Saúde |
KATIA CRESTINE POÇAS |
Trata-se do 4º Seminário SUS: Redes de Atenção em Saúde, organizado pelo componente curricular SUS, do segundo semestre do Curso de Medicina. As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são definidas como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Serão apresentados os relatos de experiência dos estudantes de medicina que cursaram a disciplina de Sistema Único de Saúde em semestres anteriores sobre a vivência prática de visita a um ponto de atenção componente da RAS, além de apresentar os detalhes da organização da RAS no DF, o relato será em formato de banner digital das RAS: (1) Rede Cegonha; (2) Rede de Atenção Psicossocial - CAPS II; (3) Redede Atenção Psicossocial - CAPS AD; (4) Rede de Urgência e Emergência; (5) Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas; (6) Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador; (7) Rede de Pessoas com Deficiência. |
EVxxx-2024 |
Oficina de simulação realística das principais lesões na mulher por violência doméstica: o que o profissional de saúde precisa saber? |
JULIANA ARAIS HOCEVAR KRISTOSCHEK |
O presente evento tem por finalidade a aplicação de uma oficina de simulação realística das principais lesões geradas por violência doméstica, a partir da reprodução destas com maquiagem, para tornar mais acessível e palpável a identificação de casos de violência nos serviços de saúde. Dessa maneira, busca-se realizar, inicialmente, um questionário virtual acerca dos conhecimentos gerais sobre as lesões mais comumente encontradas nas mulheres vítimas de violência doméstica, seguido por uma aula teórica expositiva acerca do tema "Violência doméstica: o que o profissional de saúde precisa saber?", com posterior prática de simulação realística, solicitação de TCLE para registro fotográfico das lesões e encerramento do evento com aplicação de questionário virtual pós-oficina. Os organizadores serão responsáveis pela aula teórica e serão pacientes simulados. Os participantes do evento realizarão as atividades da oficina (questionário pré-oficina, aula expositiva, oficina de lesões e questionário pós-oficina). As simulações serão realizadas nas dependências do campus Darcy Ribeiro, na Faculdade de Medicina/ Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília. A atividade foi desenvolvida no contexto do projeto Liga Acadêmica de Saúde da Mulher: Desenvolvendo Estratégias Integradas para o Cuidado da Mulher (PJ187-2024). |
EV385-2024 |
2024 - Atividade Integradora da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília: mostra de trabalhos |
PHELLIP DE CARVALHO |
Não encontrado |
EV322-2024 |
2024 - 25 anos de doação de corpos no Brasil |
BARBARA DE LIMA LUCAS |
Um levantamento quantitativo dos programas de doação de corpos (PCD) encontrou um total de 40 PCD no Brasil em 2023. A maior prevalência está em universidades públicas, preferencialmente concentradas no Sul e Sudeste. O Programa de Doação de Corpos Vida Após Vida, em Belo Horizonte, comemora 25 anos de funcionamento no mês de julho de 2024. O referido programa foi o grande incentivador para a publicação da LEI N° 10.406, DE JANEIRO DE 2002 que ampara a doação nacionalmente. Ao longo deste período, recebeu mais de 300 corpos doados e, atualmente, conta com mais de 1000 participantes cadastrados. A carência de materiais adequados para o treino de habilidades em anatomia cirúrgica e técnica operatória é uma realidade no ensino médico atual. A prática em corpos doados pode ser forte pilar para satisfazer as necessidades educacionais dos estudantes, já que promove a concomitância entre a prática da técnica operatória e o estudo anatomia humana por meio da dissecção. O evento tem o objetivo de divulgar os resultados alcançados pelo programa de doação de corpos Vida após a Vida e colaborador para a criação de ferramentas semelhantes para implementar o acervo de peças anatômicas para os laboratórios de anatomia humana brasileiros. |
EV110-2024 |
2024 - A cultura museológica no Brasil: museus de anatomia humana |
BARBARA DE LIMA LUCAS |
A fundação do Museu da Anatomia Humana da Universidade de Brasília (UNB) ocorreu em 1977, quando passou a ser concebido pela comunidade acadêmica como Museu de Anatomia Humana (MAH). Os idealizadores do museu abraçaram, nesta circunstância, a missão de apoiar o papel cidadão a respeito da responsabilidade de conhecer-se a si mesmo”. Ao longo dos anos, o HAH se consolidou como uma coleção científica produzida à várias mãos por anatómicas pioneiras da Universidade de Basília, que se deu sobretudo em função do empenho de alunos, servidores e docentes que coletaram matérias e produziram, pela arte da dissecação, objetos de ensino e cultura importantes para a divulgação e o estudo das ciências morfológicas. Estes fazeres construíram a coleção do MAH, que há mais de 40 anos vem contribuindo para a formação de profissões saúde, além de proporcionar ao público em geral a possibilidade de se aproximar à ciência anatômica, por meio da visualização de segmentos corporais dissecados, cadáveres, embriões e fetos humanos. Além disso, no corredor de sua história o MAH fez cultura no âmbito das ciências morfológicas por meio do atendimento ao às escolas de ensino fundamental, médio, técnico e superior, posicionando-se como um espaço de divulgação científica importante no Distrito Federal. O Museu de Anatomia Humana da faculdade de Medicina da UnB é um dos espaços institucionais que participa ativamente da Semana Nacional de Museus, da Primavera de Museus, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal e da Semana Universitária. Em São Paulo, Alfonso Boveno mudou-se para o Brasil em 1914, para integrar o corpo docente da então Faculdade e Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O acervo começou a receber visitantes a partir de 1960 na FMUSP e em 1997 foi transferido para o ICB. Em 2014, o museu foi fechado para uma reforma completa, sendo reinaugurado em 2017, com projeto visual desenvolvido por alunos do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Fomentar a discussão acerca das experiências de cada IES, e Museu de Anatomia Humana, permite reunir informações que contribuam para a estrutura de protocolos sustentáveis, e possíveis soluções para as lacunas que dificultam a implementação de novos museus de anatomia humana. Sendo assim, este trabalho propõe a realização de mesas de discussão e entrevistas virtuais com as equipes dos diversos museus, a serem promovidas numa parceria entre a Universidade Federal de Jatai (UFJ), Escola de Gestão e Eficiência Legislativa (EGEL) e a TV Câmara da Prefeitura Municipal de Jatai. |
CR141-2024 |
2024 - Ritmos Insanos |
LUCAS ALVES DE BRITO OLIVEIRA |
O “Ritmos insanos” é um curso de extensão para acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Brasília e membros da comunidade, praticantes da música interessados em conhecer os ritmos e instrumentos próprios de uma bateria universitária. A Associação Atlética de Medicina da UnB oferece treinos semanais de ritmistas em diversos instrumentos (tamborim, surdo, caixa, agogô, repique, rocar, entre outros) voltados para o preparo dos participantes para apresentações musicais para a comunidade (seja em escolas, eventos públicos, universidades e outros espaços), assim como para competições, disputadas em diversas cidades do Brasil. Nesse sentido, tal proposta visa a incentivar a formação e a qualificação de ritmistas associada ao estímulo à socialização, ao bem-estar e a saúde mental dos participantes a partir do lazer, do exercício da cultura e do aprendizado musical. |
CR140-2024 |
2024 - Treinos Insanos |
LUCAS ALVES DE BRITO OLIVEIRA |
O “Treinos Insanos” é um curso de extensão para acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Brasília e membros da comunidade, praticantes de esportes coletivos e individuais ou interessados em iniciar uma rotina de prática de atividades física. A Associação Atlética de Medicina da UnB oferece treinos semanais de 11 modalidades esportivas (handebol, vôlei, basquete, futsal, futebol, society, tênis, poteca, atletismo, natação, tênis de mesa e sinuca) voltados para o preparo dos participantes para competições locais e nacionais, assim como para fomentar a prática desportiva como ferramenta de socialização e desenvolvimento de bem-estar físico, psíquico e social. Nesse sentido, tal proposta visa a incentivar a capacitação de atletas associada ao desenvolvimento de competências psicomotoras e habilidades atitudinais, estimulando o bem-estar e a saúde dos participantes a partir da esporte e do lazer. |
CR060-2024 |
2024 - Dermatopatologia |
GUSTAVO HENRIQUE SOARES TAKANO |
Curso sob metologia observacional de inspiração aristotélica, porém adaptado ao mundo da microscopia, objetiva o treinamento de médicos residentes em Dermatologia e Patologia do DF na subárea da interface entre as especialidades – a Dermatopatologia. O material didático a ser utilizado são lâminas histológicas, e, sua forma física ou digitalizadas por Scanner de lâminas, obtidas da rotina diagnóstica da Unidade de Anatomia Patológica do HUB. |
CR058-2024 |
2024 - PROGRAMA DE ESTÁGIO DE APERFEIÇOAMENTO EM NEUROVASCULAR |
FELIPE VON GLEHN SILVA |
Este plano tem como foco a participação no programa de Residência Médica em Neurologia do HUB/UnB e o envolvimento no ensino com a formatação do curso de extensão em neurologia e neurocirurgia vascular e acompanhamento supervisionado dos residentes de neurologia no ambulatório de neurocirurgia vascular no HBDF e no HuB. Requisitos para inscrição:
|
PJ1031-2024 |
2024 - Med por 1 dia |
LUCAS ALVES DE BRITO OLIVEIRA |
O Projeto” Med por 1 dia" proporciona a alunos do terceiro ano do ensino médio das redes pública e privada do DF e a alunos de cursos preparatórios para o vestibular, um dia de experiências junto ao curso de Medicina da Universidade de Brasília. Nesse dia, os participantes conhecem as instalações da Faculdade de Ciências da Saúde/Faculdade de Medicina (FS/FM) no Campus Darcy Ribeiro, assistem a aulas teóricas do curso preparadas exclusivamente para eles e ministradas por docentes da graduação, participam de aulas práticas - de patologia, anatomia, semiótica, psicologia médica, fisiologia e sutura - ministradas por docentes e acadêmicos da graduação da FM. Por fim, os participantes ainda conhecem um pouco o Centro Acadêmico de Medicina (CAMED), a Atlética Insana (AAAMUnB), a Liga de Emergência e Trauma (LET/FM/UnB) e a Bateria Insana que faz uma apresentação cultural ao final do evento. Vale destacar que a participação da comunidade no projeto é totalmente gratuita. O "Med por 1 dia”, como o próprio nome diz, ocorre em algumas edições ao longo do ano de 2024, sendo cada edição organizada ao longo de um dia, por cerca de 12 horas (o credenciamento dos participantes inicia-se às sete horas, com atividades programadas até as19h). |
PJ1029-2024 |
2024 - Liga Acadêmica de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (LAPS/FM/UnB) |
HELENA FERREIRA MOURA |
A Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAPS) é uma associação sem registro em cartório civil, que reúne, fundamentalmente, estudantes do curso de graduação em medicina da UnB e professores universitários, além de médicos residentes e especialista da própria universidade ou ligados a outras instituições, com interesse comum em discutir, revisar a ampliar o conhecimento relacionado às áreas de psiquiatria, psicologia médica, psicologia, saúde mental e humanidades. |
PJ1027-2024 |
2024 - Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo da Universidade de Brasília (Gastroliga UnB) |
ANDREA PEDROSA RIBEIRO ALVES OLIVEIRA |
A Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo (Gastroliga) é uma entidade sem fins lucrativo, integrada por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Basília (UnB), médicos e outros profissionais da saúde, contando com autonomia administrativa, financeira e científica em âmbito acadêmico da sua finalidade. A Gastroliga possui três pilares, englobando as áreas de ensino, pesquisa e extensão, e dessa forma objetiva ampliar conhecimentos nas áreas de gastroenterologia e cirurgia do aparelho digestivo, além de aprofundar suas vivências teóricas e práticas em cenários clínicos da gastroenterologia, permitindo um caráter interdisciplinar aos encontros e palestras. Diante disso, a liga oferece ambientes de aulas teóricas, participação de ambulatório, visitas ao centro cirúrgico e cursos específicos na área que proporcionam ao estudante fundamentação para construir conhecimento e novas propostas de ação dentro da sua comunidade - criação de projetos de extensão, de promoção e prevenção em saúde, produção acadêmica e oportunidades em projetos de iniciação científica. |
PJ1018-2024 |
2024 - Desenvolvimento do laminário de histologia humana da Faculdade de Medicina |
AMILCAR SABINO DAMAZO |
Não encontrado |
PJ1017-2024 |
2024 - Desenvolvimento da coleção didática de parasitologia pela LAIN |
RODRIGO GURGEL GONCALVES |
A Liga Acadêmica de Infectologia da Universidade de Brasília (LAIN-UnB) é uma organização sem fins lucrativos composta por estudantes de diferentes períodos da Faculdade de Medicina (FM – UnB), médicos e outros profissionais da saúde, vinculada ao Centro Acadêmico de Medicina professor Gilberto de Freitas. A LAIN dedica-se ao tripé acadêmico: estudo, pesquisa e atividade de extensão, com finalidade de impulsionar e disseminar informações relacionadas à infectologia e áreas afins, de forma e enriquecer a formação acadêmica e profissional dos discentes. Dentro do segmento de extensão da LAIN – UnB está o desenvolvimento da coleção didática de parasitologia, cujo objetivo será difundir conhecimento sobre parasitologia para estudantes de escolas públicas e privadas e acadêmicos da área de saúde de Brasília. Para tal, o projeto consistirá na expansão do laminário do Laboratório de Parasitologia Médica e Biologia de Ventores da FM, contendo as principais espécies de parasitos responsáveis por enfermidades na comunidade. O material produzido ficará à disposição da FM a fim de contribuir para a formação e complementar dos estudantes universitários, além de ser apresentado a alunos de escolas públicas e particulares da região e na Semana Universitária da UnB. |
PJ925-2024 |
2024 - INOVATEC |
JOSE ROBERTO DE SOUZA DE ALMEIDA LEITE |
O “V Encontro Internacional de Inovação em saúde” tem como tema central “Explorando Fronteiras da Inovação e Bioeconomia para um futuro mais Sustentável”. O evento promove debates sobre a bioeconomia, sustentabilidade, tecnologia disruptivas, inteligência artificial em saúde, inovações em prevenção, diagnósticos e terapêuticas, saúde mental e neurociência, nanobiotecnologia, estética avançada, empreendedorismo, gestão e saúde pública. Associado a este evento, ocorre a “III Feira de Inovação Tecnológica do Distrito Federal”, um espaço de exposição de tecnologias, produtos, serviços e negócios em diversas áreas da saúde e áreas transversais. O objetivo geral é realizar o “V Encontro Internacional de Inovação em saúde” e a “III Feira de Inovação Tecnológica do Distrito Federal” promovendo o Ecossistema de Saúde e a popularização do empreendedorismo da Ciência e da Tecnologia, e propiciar o maior encontro do setor produtivo de alta complexidade, envolvendo empresários, profissionais e academia na região Centro-Oeste do Brasil. Especificamente, o projeto busca integrar o ecossistema de saúde e promover discussões sobre inovações em diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças, saúde pública e ambiental, nanotecnologia, produtos naturais, inovação de estética, inteligência artificial aplicada a saúde, medicina personalizada e saúde esportiva. |
PJ914-2024 |
2024 - LIGA DE NEUROLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA |
FELIPE VON GLEHN SILVA |
A Liga Acadêmica de Neurologia é uma associação sem registro em cartório civil, que reúne, fundamentalmente, estudantes do curso de graduação de Medicina da UnB e Professores Universitários; além de médicos residentes e especialistas da própria universidade ou ligados a outras instituições, com interesse comum em revisar aspectos anatômicos, fisiológicos, semiológicos e de aplicação prática dentro das Neurociências. |
PJ688-2024 |
2024 - Projeto vida saudável: conhecimentos e práticas de saúde |
NADJAR NITZ SILVA LOCIKS DE ARAUJO |
A promoção de conhecimentos e práticas de saúde no ambiente escolar tem sido amplamente difundida no Brasil e visa desenvolver conhecimentos, habilidades e a consciência para o autocuidado da saúde e a prevenção das condutas de risco. As ações educativas permitem o desenvolvimento de análise reflexiva sobre os valores e condutas, desperta o senso de responsabilidade ambiental, contribuindo para a melhoria da saúde e do desenvolvimento humano. |
PJ677-2024 |
2024 - Projeto Digital - Liga Acadêmica de Medicina Legal e Patologia- Desenvolvimento de Conteúdo Educativo. |
ANDERSEN CHARLES DAROS |
No âmbito da extensão universitária, o LAMeLP Digital se destaca por suas atividades comunitária, visando conscientizar, promoção e prevenção em saúde. Com o apoio das mídias socias, pretendemos alcançar um público mais amplo, compartilhando informações embasadas cientificamente sobre as principais comorbidades e desmitificando conceitos equivocados. A produção de vídeos curtos e pôsteres digitais, elaborados por acadêmicos sob supervisão, será a principal forma de divulgação. Essas matérias serão claros, objetivos e acessíveis a todos, contribuindo para uma melhor compreensão da saúde e promovendo uma cultura de informação confiável e atualizada. |
PJ674-2024 |
2024 - Projeto de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET): Equidade |
ODETE MESSA TORRES |
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET - Saúde) Equidade, apresentados pelas Faculdades de Saúde (FS) e Medicina (FM) do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (GASPVP), da Diretoria de Áreas Estratégicas da Atenção Primária (DAEAP) da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (COAPS), da Secretária de Saúde do Distrito Federal, se propõe a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde visando fortalecer a integração ensino-serviço-gestão-comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal. Alinhado ao Edital SGTES/MS n° 11/2023, busca colaborar para transformar a formação de futuros profissionais garantindo a inserção nos currículos e práticas em saúde de temas que envolve a valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, a equidade de gênero, identidade gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como objetivo promover o debate sobre equidade por meio de diálogos com a saúde indígena, dos povos de terreiro e da população negra, considerando a interceccionalidade raça/etnia/sexualidade/identidade de gênero/ feminismo de forma integrada e transversal com a saúde mental e as práticas integrativas em saúde, visando combater diversas formas de violação de direitos e violências relacionadas ao racismo, sexismo, etarismo, intolerância religiosas, sociais e culturais, atacando de maneira abrangente todas as formas de descriminação e preconceitos presentes na formação e no trabalho em saúde. |
PJ598-2024 |
2024 - EMERGÊNCIAS DO COTIDIANO: Uma extensão da UnB em parceira com o CBMDF, SAMU/DF e CIATox/DF - Primeira Edição
|
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
Serão realizadas atividades teóricas-práticas com simulação realística, em formato presencial, a respeito do adequado manejo das principais emergências do cotidiano: vítimas de parada cardiorrespiratória, afogamento, queimaduras, intoxicação por medicamentos, plantas e produtos de limpeza, venenos de animais peçonhentos (cobra e escorpião), dentre outros. O público-alvo são profissionais de saúde, alunos de graduação das áreas de saúde de qualquer instituição de ensino superior de Brasília. Haverá a participação do Núcleo de Educação em Urgências (NUEDU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Centro de Informações Toxológicas do Distrito Federal (CIATox/DF), do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e do Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar (GAEPH) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Cada aula será seguida de uma discussão entre duplas formadas no início da extensão e de um formulário para avaliação da aprendizagem. Ao final do ciclo de encontros com o CIATox/DF, os participantes poderão acompanhar um ou mais plantões na instituição. |
PJ568-2024 |
2024 - LAMEF-UnB no Programa Saúde na Escola : Saúde Reprodutiva na Infância e Adolescência |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
O projeto de extensão LAMEF-UnB no Programa Saúde na Escola: Saúde Reprodutiva na Infância e Adolescência visa promover o diálogo sobre sexualidade humana, compartilhando conhecimentos em saúde pública, especialmente sobre saúde reprodutiva na adolescência. Ele busca difundir informações embasadas em epidemiologia e políticas de saúde do SUS, considerando aspectos de gênero, orientação sexual e diversidade cultural. Integrado ao Programa Saúde na Escola, o projeto busca abordar de forma ampla e contextualizada questões fundamentais para a saúde e bem-estar dos adolescentes. |
PJ567-2024 |
2024 - LAMEF-UnB nas mídias sociais: Produção de conteúdo digital contra a desinformação em saúde |
RODOLFO REGO DEUSDARA RODRIGUES |
O Projeto de extensão LAMEF-UnB nas Mídias Sociais pretende continuar a difundir para a população conteúdos de saúde com embasamento científico, abordando assuntos sobre a comorbidades de maior relevância epidemiológica e combatendo alguns “mitos” nesses temas. Os conteúdos serão realizados na forma de vídeos de curta duração e pôsteres digitais, estes serão produzidos por acadêmicos com supervisão da orientadora do projeto de extensão. Tais vídeos e pôsteres abordarão de forma objetiva, sucinta e didática, de modo que sejam atrativos e úteis para a população leiga ou não. Para tomar conhecimento sobre as dúvidas da população a respeito dos assuntos a serem abordados e para a divulgação dos conteúdos, poderão ser utilizados formulários eletrônicos e mídias sociais (Instagram, WhatsApp, TikTok e YouTube). A divulgação se dará em site a ser construído no desenvolvimento do projeto, algo ainda não alcançado em 2022. |
PJ464-2024 |
2024 - "Podcast: 5 minutos sobre Saúde" |
FLAVIO DE ASSIS MELO TORRES |
O “5 Minutos sobre Saúde” é uma produção radiofônica para plataformas de streaming dedicada a oferecer informações acessíveis e confiáveis sobre a participação de médicos e professores de diversas áreas, como enfermagem, odontologia e fisioterapia, entre outras. Em episódios curtos de cerca de atuarão como entrevistadores, trazendo perguntas e dúvidas da população do Distrito Federal para os profissionais convidados. Nosso principal objetivo cobrindo uma ampla gama de tópicos, desde cuidados preventivos até as últimas descobertas médicas e tratamentos inovadores. |
PJ462-2024 |
2024 - "LAMeF-UnB: Liga de Medicina da Família e Comunidade da Universidade de Brasília" |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
A LAMeF-UnB consiste em projeto de extensão que se vincula à associação homônima que aglutina entre discente e docentes de diversas faculdades de medicina do Distrito Federal, com o intuito de promover a integração entre a universidade, os cenários práticos da Atenção Primária à Saúde (APS) e, consequentemente, a comunidade. A Liga realizará aulas e ofertará visitas em UBS do DF, promovendo vivências com as diferentes realidades do SUS no território. Além disso, serão produzidos vídeos e imagem informativos para as redes sociais, bem como organização de uma Jornada em MFC, com palestras, r0odas de conversa e cursos práticos, a fim de combater mitos e promover educação em saúde para o público externo, a partir das experiências adquiridas na Liga, com supervisão do professor orientador. |
PJ400-2024 |
2024 - Estilo de vida e saúde mental do estudante universitário |
HELENA FERREIRA MOURA |
Não encontrado |
PJ378-2024 |
2024 - Mobilização de Recursos Humanos em Saúde: estratégia de preparo para a resposta a emergências de saúde pública |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
Não encontrado |
PJ281-2024 |
2024 - Hospital do Ursinho de Brasília |
KARINA NASCIMENTO COSTA |
Não encontrado |
PJ237-2024 |
2024 - Protocolo de preparo de material biológico com finalidade científica: relatório e manual |
BARBARA DE LIMA LUCAS |
O estudo do corpo humano conta com materiais didáticos com características próximas do natural, o que justifica a utilização de materiais biológicos humanos. A maioria dos corpos humanos recebidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) conta com o “Sistema de Corpos Não Reclamados”, com base na lei n° 8.501, de 1992. Este material, usualmente, permanece armazenado em baixas temperaturas até que os pré-requisitos legais sejam devidamente atendidos, quando são liberados para fins científicos. Após resfriado e iniciados o processo de decomposição, o corpo tem o sangue coagulado no sistema vascular, dificultando o preparo adequado por meio da perfusão de soluções fixadoras. A modernização das técnicas de reconhecimento de corpos, promoveu a redução da disponibilidade de corpos não reclamados. Neste sentido, cada vez mais a aquisição de peças naturais e corpos humanos pelas IES, conta com doações voluntárias (lei n° 10.406 de 2002). A possibilidade de preparo do corpo anterior ao início do processo de decomposição, produz materiais didáticos de melhor qualidade. Materiais biológicos com o valor científico, deixam de ser descartados como lixo hospitalar, (incinerados/cremados, ou sepultados/enterrados). Este projeto propõe a criação de um manual contendo protocolos para o preparo destes materiais utilizando as técnicas descritas na literatura com a finalidade de fixar, preservar e conservar, assegurando a sustentabilidade e biossegurança durante a manipulação. Envolve estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas, com o objetivo de capacitar a equipe de trabalho, viabilizar soluções sustentáveis para reciclar, reutilizar, e substituir substâncias químicas, implementar a criação de infraestrutura com custo-benefício correspondente à produção de material didático de qualidade. Sendo assim, para acontecer a oferta deste serviço à comunidade (o estudo do corpo após a morte) a Universidade de Brasília (UnB) requer além de providências legais, o devido envolvimento da comunidade local para incentivar e sustentar as ferramentas de doação voluntária, garantindo transparência e credibilidade ao processo de doação, em conformidade com as recomendações de boas práticas preconizadas pelas Federações internacionais de anatomia. Neste sentido, os recursos para o preparo e manutenção dos referidos materiais serão administrados pelas fundações de apoio institucional, provenientes majoritariamente de convênios entre instituições, com o objetivo d implantar cursos de capacitação, treinamento e extensão universitária, nos diversos níveis técnicos, de graduação e pós-graduação, e viabilizar a execução de protocolos e revisão de procedimentos operacionais padrão (POP) laboratoriais. |
PJ232-2024 |
2024 - Projeto SOS Escolar: Suporte Básico de Vida para Estudantes do DF |
THIAGO FIGUEIREDO DE CASTRO |
O Projeto de extensão visa capacitar alunos e professores de escolas do Distrito Federal em Suporte Básico de Vida (SBV). Por meio de palestras interativas com profissionais de saúde, serão abordados os fundamentos teóricos essenciais. Além disso, atividades práticas serão conduzidas com a supervisão de monitores (estudantes de medicina com treinamento em SBV), proporcionando simulações realísticas de situações de emergências. O objetivo é promover o aprendizado do Suporte Básico de Vida, capacitando a comunidade escolar a agir eficazmente em casos de necessidade. |
PJ200-2024 |
2024 - Matriciamento e nivelamento do atendimento à Hanseníase no Distrito Federal |
CIRO MARTINS GOMES |
O presente Programa de Extensão é formado por dois projetos visando o matriciamento do conhecimento sobre hanseníase do Distrito Federal. O primeiro projeto consiste em discussão teórica sobre o atendimento integral ao paciente hansênico. O segundo projeto consiste na aplicação prática dos conhecimentos no ambiente ambulatorial e domiciliar/campo visando assistência e informação à população acometida. Não serão coletados dados para pesquisa científica. |
PJ187-2024 |
2024 - Liga Acadêmica de Saúde da Mulher: Desenvolvendo Estratégias Integradas para o Cuidado da Mulher |
JULIANA ARAIS HOCEVAR KRISTOSCHEK |
A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher da UnB possui como tríade de pilares: ensino, pesquisa e extensão. Em particular, a respeito da extensão, o projeto engloba ações que ultrapassam os muros da universidade, voltadas para a saúde da comunidade. Pretende-se realizar atividades em parques e escolas (fomentando campanhas de conscientização, como Outubro Rosa, Agosto Lilás, Agosto Dourado e Caminhada de Prevenção à Osteoporose), bem como Simpósios e eventos sobre temáticas envolvendo saúde da mulher. Além disso, serão confeccionadas postagens nas redes sociais e materiais informativos (banners e e-books disponível gratuitamente para download). Serão oferecidas aulas abertas/rodas de conversa em diversos espaços públicos (escolas, parques, serviços de saúde) e apoio voluntário em serviços de saúde (atendimento e auxílio em procedimentos no SUS). Pretende-se, portanto, atingir positivamente a comunidade como um todo, ao fornecer educação e bem-estar às mulheres do Distrito Federal. |
PJ186-2024 |
2024 - Liga Acadêmica de Medicina Legal e Patologia da UnB (LAMeLP UnB) |
ANDERSEN CHARLES DAROS |
A Liga Acadêmica de Medicina Legal e Patologia da UnB (LAMeLP UnB) tem como objetivo introduzir, aprofundar e atualizar as temáticas de Medicina Legal e Patologia com enfoque no papel interdisciplinar entre as ciências médicas, jurídicas e sociais, fornecendo formação complementar para acadêmicos e público externo. Além disso, possibilitará a constituição do conhecimento teórico-prático para os membros efetivo da Liga. A consolidação do estudo se dará por meio de aulas teóricas e práticas com especialistas da área discussão de casos clínicos e artigos atuais, estágios nas áreas de Patologia e Medicina Legal, além da produção de materiais de caracter científico. Por fim, a LAMeLP também terá como prioridade atividades voltadas para a extensão universitária, com a missão de realizar atividades voltadas para a comunidade, colocando em prática conhecimentos desenvolvidos ao longo da trajetória da liga e proporcionando ações de conscientização, promoção e prevenção em saúde. |
PJ150-2024 |
2024 - MUSEU VIRTUAL DE ANATOMIA HUMANA |
HUDSON FERNANDO NUNES MOURA |
O Projeto de Extensão Museu Virtual de Anatomia Humana consiste de uma ação contínua de educação em saúde por meio da divulgação de conhecimentos acadêmicos, produzidos pela comunidade acadêmica dos cursos de Medicina e Saúde da Universidade de Brasília, em uma plataforma virtual vinculada à página do Museu Físico da Faculdade de Medicina. Neste projeto, entre os anos de 2014 a 2023 uma equipe multiprofissional, em parceria com o ensino de graduação, fez preparações de peças anatómicas, identificação de estruturas, catalogação e preparação de coleções imagéticas expostas virtualmente em plataforma institucional estruturada com mais de 600 imagens. (https://www.mva.fm.unb.br). A Filosofia do Museu Virtual (MV) tem sido difundir conhecimento sobre o corpo humano, de forma imagética, no formato de: organização e disponibilização de coleções e exposições, palestras, cursos e seminários, além de atividades presenciais no Museu prédio ou nas regionais de saúde (Paranoá e Itapoã) que fazem parte dos cenários de práticas na UnB como eventos, oficinas, palestras, ações educativas, entre outro. |
PJ147-2024 |
2024 - MUSEU DE ANATOMIA HUMANA DA UnB E A INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE |
ANA LUCIA CARNEIRO SARMENTO |
O Projeto de Extensão da Ação Contínua “Meseu de Anatomia Humana da UnB e a Interação com sociedade” tem como principais objetivos a difusão e a popularização do conhecimento nas ciências Morfológicas. Esse PEAC faz dezoito anos que contribui para que o Museu de Anatomia Humana (MAH) da Universidade de Brasília (UnB), permaneça vivo, onde a educação científica não formal é realizada de forma democrática, promovendo o conhecimento e a reflexão cidadã a respeito dos diversos componentes e etapas de evolução do corpo humano (órgãos e sistemas), aproximando a Faculdade de Medicina com as comunidades interna e externa à UnB. Esse PEAC atua em diversos lugares internos e externos, com variadas metodologias tais como: exposições locais e itinerantes, oficinas, palestras, painéis, vídeos e outro. |
PJ083-2024 |
2024 - Vivências da UnB na Atenção Primária em Ceres - GO |
FLORA APARECIDA MILTON |
O Vivências da UnB na Atenção Primária em Ceres – GO consiste em uma viagem com duração de uma semana para o município de Ceres, na qual os ingressantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem conhecem o serviço público de saúde da cidade, com foco na Atenção Primária. Os acadêmicos visitam as unidades Básicas de Saúde, o Hospital São Pio X, o serviço de Atendimento Móvel Urbano, o Asilo Ceres e o Lar de Crianças de Ceres. Os estudantes também participam de visita domiciliar acompanhados por um agente Comunitário de Saúde. Ademais, os acadêmicos aprendem sobre o histórico de formação do SUS e refletem sobre o papel do profissional de saúde, em especial sobre a atuação conjunta do medico e do enfermeiro. A viagem ocorre tradicionalmente na semana anterior ao início do semestre letivo, além de ser organizada e guiada pelos estudantes que participam do projeto em edições passadas, conduzidos pelos professores coordenadores. |
PJ038-2024 |
2024 - LANP - Liga Acadêmica Nóbrega de Pediatria |
RODRIGO DOS SANTOS LIMA |
Trata-se da oficialização da Liga Acadêmica Nóbrega de Pediatria (LANP) como programa de extensão. A LIGA de Pediatria é formada por estudantes de Medicina da UnB, que se reúnem semanalmente para discussão de casos clínicos, elaboração de trabalhos para congressos, organização de eventos científicos e criação de conteúdo informativo para os pacientes e familiares no ambulatório de pediatria do HUB. |
CR331-2024 |
2024 – Casos e Temas Revisionais |
LUIS KLAUS |
A atividade de extensão fará parte do Projeto Seminário Integrador vinculado ao 4° semestre do curso de medicina e ela se resume ao seguinte: a turma será dividida em grupos e receberá orientações para coletar a história e exame físico de um determinado paciente aleatório que esteja internado na enfermaria Clínica Medica do HUB. Cada grupo, na sequência, fará pesquisa de prontuário e obterá mais informações complementares com médico e residente responsável pelo caso. Após, cada grupo irá fazer uma pesquisa revisional sobre o tema central da doença principal que o paciente porta. Ao final desse estudo, cada grupo irá construir um pôster envolvendo o caso clínico e a temática da doença e exporá no Posto de Saúde da UBS III, localizada no bairro Guará. Essa exposição do pôster contará com a presença dos alunos para explicar sobre o conteúdo de seu pôster aos profissionais do posto e também aos pacientes e familiares que lá circularem e manifestarem interesse em conhecer sobre o tema exposto no pôster. |
CRXXX-2024 |
2024 – Curso Dissecação Anatômica do Acervo da Faculdade de Medicina - UnB |
HUDSON FERNANDO NUNES MOURA |
A dissecação de cadáveres é um dos principais métodos de aprendizagem anatomia humana, permitindo a visualização de estruturas in situ, a pesquisa de estrutura anatômica, o treinamento e desenvolvimento de habilidades acerca do instrumental cirúrgico, o aprimoramento de habilidades manuais e o desenvolvimento de valores humanos. Entretanto, essa metodologia investiga de estudo tem sido cada vez mais ausente do contexto da formação dos cursos de medicina e saúde. Isso suscita o desenvolvimento de propostas de extensão que contemplem atividades práticas de dissecação orientadas pelo corpo docente e direcionado aos estudantes que já tenham adquirido conhecimento anatômicos iniciais. As atividades de dissecação de cadáveres humanos são rotineiros entre os docentes da Área de Morfologia e são autorizados pela Resolução 001/2012 da Câmara de Representantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília [1] que preconiza que a utilização de cadáveres deverá ser destinada exclusivamente para fins de estudos e pesquisa científica e difusão do conhecimento no âmbito da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, nos termos de legislação vigente, especialmente da Lei Federal n° 8.501 de 30 de novembro de 1992 e a Portaria PV n° 1 de 1° de Março de 2006, modificada em 23 de Junho de 2010. Tais atividades possibilitam manutenção da integridade das peças naturais do acervo, bem como a renovação e novas peças para as aulas práticas do curso de graduação em Medicina e Saúde e renovação do acervo do Museu de Anatomia Humana. Nesse propósito, o curso de dissecação anatômica de cadáveres humano, disponíveis para estudo e pesquisa no acervo da Área de Morfologia da Faculdade de Medicina, subsidiará a dissecação de peças antigas do acervo que demandem de manutenção e nova descrição, considerando a necessidade urgente de renovação do acervo e organização da logística de rotatividade de uso das cubas de conservação dos cadáveres. Este curso está vinculado ao “Projeto de Extensão Museu Virtual de Anatomia Humana”, projeto aprovado no edital PIBEX/2024 subsidiado e aprovado pelo Decanto de Extensão no ano vigente. |
CRXXX - 2024 |
2024 - Emergências do Cotidiano: Uma Extensão da UnB com Bombeiros, SAMU e CIATox Brasília - Segunda Edição |
THIAGO FIGUEIREDO DECASTRO |
Serão realizadas atividades teóricas-práticas com simulação realística, em formato presencial, a respeito do adequado manejo das principais emergências do cotidiano: vítimas de parada cardiorrespiratória, afogamento, queimaduras, intoxicação por medicamentos, plantas e produtos de limpeza, venenos de animais peçonhentos (cobra e escorpião), dentre outros. O público-alvo são profissionais de saúde, alunos de graduação das áreas de saúde de qualquer instituição de ensino superior de Brasília. Haverá a participação do Núcleo de Educação em Urgências (NUEDU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Centro de Informações Toxológicas do Distrito Federal (CIATox/DF), do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e do Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar (GAEPH) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Cada aula será seguida de uma discussão entre duplas formadas no início da extensão e de um formulário para avaliação da aprendizagem. Ao final do ciclo de encontros com o CIATox/DF, os participantes poderão acompanhar um ou mais plantões na instituição. |
CRXXX - 2024 |
2024 - PROGRAMA DE ESTÁGIO DE APERFEIÇOAMENTO (FELLOWSHIP) EM NEUROIMUNOLOGIA |
FELIPE VON GLEHN SILVA |
O Estágio de aperfeiçoamento em neuroimunologia tem como propósito proporcionar treinamento teórico e prático a neurologistas especializados no estudo de doenças autoimunes do sistema nervoso. Este treinamento ocorre em um ambiente que combina atendimento ambulatorial e hospitalar, com acesso aos pacientes referenciados ao Hospital Universitário de Brasília (HUB – UnB), hospitais terciários da rede pública de saúde do Distrito Federal. |
CRXXX - 2024 |
2024 – Programa de Fellowship em Distúrbios do Movimento |
FELIPE VON GLEHN SILVA |
O estágio de aperfeiçoamento em distúrbios do movimento tem como propósito proporcionar treinamento teórico e prático a neurologistas especializados no estudo dos transtornos do movimento. Este treinamento ocorre em um ambiente que combina atendimento ambulatorial e hospitalar, com acesso aos pacientes referenciados ao Hospital Universitário de Brasília (HUB – UnB) e ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), ambos hospitais terciários da rede pública de saúde do Distrito Federal. |
CRXXX - 2024 |
2024 – Ultrassonografia a beira- leito para o médico residente em Clínica Médica |
NEYSA APARECIDA TINOCO REGATTIERI |
O exame de Ultrassonografia a beira leito, realizado e interpretado por médicos não radiologistas, hoje é uma realidade. É uma ferramenta que permite a avaliação das manifestações clínicas, faculta diagnósticos precisos, auxilia procedimentos nos cenários de urgência e emergência, dá suporte ao cuidado crítico além de orientar a conduta terapêutica e direcionar o acompanhamento clínico. As vantagens da ultrassom “point of care”, isto é focada em responder a uma pergunta objetiva no agravo a saúde, incluem disponibilidade à beira leito, ausência de radiação ionizante, boa reprodutibilidade e baixo custo. |
EV123 - 2024 |
2024 - 1° Seminário do PET-Saúde: Equidade UnB/SES-DF - Políticas de Equidade: Cuidado e Trabalho no SUS DF |
ODETE MESSA TORRES |
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Equidade, apresentado pela Faculdade de Saúde (FS) e Medicina (FM) do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Gerência de Atenção a Saúde de Populações em Situação Vulnerável e programas especiais (GASPVP) da Diretoria de Áreas Estratégicas da Atenção Primária (DAEAP), da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (COAPS), da Secretária de Saúde do Distrito Federal, se propõe a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde visando fortalecer a integração ensino-serviço-gestão-comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal (DF). Alinhado ao Edital SGTES/MS n° 11/2023, busca para colaborar para transformar a formação de futuros profissionais garantindo a inserção no currículo e práticas em saúde de temas que envolvam a valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, a equidade de gênero, identidade gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como objetivo promover o debate sobre equidade por meio dos diálogos com saúde indígena, dos povos de terreiro e da população negra, considerando a interceccionalidade raça/etnia/sexualidade/identidade de gênero/feminismo de forma integrada e transversal com a saúde mental e as práticas integrativas em saúde, visando combater diversas formas de violação de direitos e violências relacionadas ao racismo, sexismo, etarismo, intolerância religiosa, sociais e culturais, atacando de maneira abrangente todas as formas de discriminação e preconceito presentes na formação e no trabalho em saúde. |
EV128 - 2024 |
2024 – COMA: O 1° Congresso Médico Acadêmico da Universidade de Brasília para a divulgação e fomento da pesquisa médica regional |
HUDSON FERNANDO NUNES MOURA |
O COMA (Congresso Médico-Acadêmico da Universidade de Brasília) é uma iniciativa coordenada por estudantes de medicina da UnB para propagar o conhecimento científico e fomentar a pesquisa médica regional no âmbito acadêmico e profissional. O evento preconizará a divulgação e discussão de atividades de pesquisa em ciências médicas, além de atividades exitosas de atuação profissional a fim de propiciar o incentivo e engajamento discente e profissional em atividades de pesquisa. Nesse sentido, a programação do congresso comtempla temas atuais e resultados científicos nas Áreas de Medicina Social e Tropical, Medicina Interna, Urgência e Emergência, Cirurgia, Saúde da Mulher e Saúde da Criança que serão abordados nas modalidades de palestras, Workshops, oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos previstos para a data de 15 de Junho e para o período de 21 a 23 de Junho de 2024. Está ação de extensão tem como público-alvo os profissionais e discentes das áreas de medicina e saúde, tanto da UnB quanto de outras Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal e estados do Centro-Oeste, com o intuito de possibilitar um ambiente acadêmico para a troca de experiências e saberes em temas de relevância científica nas áreas supracitadas. |
EVXXX - 2024 |
2024 – Eco da Consciência: Campanha de Sensibilização para a Saúde Auditiva |
ANDRE LUIZ LOPES SAMPAIO |
O Evento ECO DA CONSCIÊNCIA: Sensibilização para Saúde Auditiva foi reformulado e renomeado e está em sua quarta edição, sendo a primeira na modalidade presencial pós Pandemia. O objetivo deste ano é sensibilizar o público sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da perda auditiva, além de discutir aspectos acerca da inclusão social de crianças e adultos com deficiência auditiva. |
EV046 - 2024 |
2024 – I JORNADA DE NEFROLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO |
FLAVIA LARA BARCELOS |
A Jornada visa divulgar o Dia Mundial do Rim no HUB-UnB que será realizado no HUB-UnB no período de 12 a 14 de março de 2024. O Dia Mundial do Rim visa disseminar informações sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. O tema da campanha em 2024 é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”. O evento apresentará atividades acadêmicas voltadas para os residentes, alunos e equipe assistencial do HUB-UnB com palestras correlacionadas ao tema do cuidado do paciente com doença renal nos dias 12 e 13 de março de 2024. No Dia Mundial do Rim, 14/03/2024, serão realizadas aferição de pressão arterial e glicemia capilar com orientações gerais sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da Doença Renal. Essas atividades serão direcionadas a usuários, acompanhantes e colaboradores. |
EV058 - 2024 |
2024 – QUARTA-FEIRA DOCENTE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FACULDADE DE MEDICINA |
HUDSON FERNANDO NUNES MOURA |
As atuais diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina visam atualizar e transformar a escola média brasileira a partir da incorporação de estratégias de ensino ativas pautadas em práticas interdisciplinares, que possibilitem a formação de profissionais médicos habilitados a prestar assistência à atenção, gestão e educação em saúde, com responsabilidade social e ética. Nesse sentido, enfatizam a necessidade de as instituições de ensino estimularem o desenvolvimento dos professores, a partir de ações deformação acadêmica. O evento Quarta-feira docente consiste de uma proposta de oportunizar o encontro e a troca de experiências entre os docentes da área de medicina e saúde, a partir de apresentações guiadas por alguns professores convidados. O evento irá ocorrer na semana de acolhimento do semestre 2024.1 e pretende contar com o envolvimento dos professores das diferentes áreas que compõem os cursos de medicina e saúde da UnB, bem como professores de outras IES. |
PDXXX - 2024 |
2024 - Dissecação na Prática |
BARBARA DE LIMA LUCAS |
A disciplina Morfofuncional-3 é obrigatória para os alunos do curso de Medicina da UnB, tem característica teórico/prática e aborda conteúdos de anatomia, histologia, embriologia e fisiologia relacionadas ao sistema digestório e o aprendizado das técnicas de dissecação anatômica. O método de ensino comtempla estratégias ativas e expositivas. A prática de dissecação consistente na manipulação de peças humanas preparadas pela Técnica Modificada de Giacomini. A técnica de dissecação em cadáver, ou peças anatômicas, será realizada por grupos de alunos com 2 ou 3 componentes com a orientação de um professor. Além da atividade avaliativa, que consiste na identificação de estruturas nas peças anatômicas, os discentes devem apresentar um relatório final de atividades. Após o término da dissecação cada grupo apresentará, a critério do professor orientador, o resultado de seu trabalho prático na forma de Relatório Escrito e formatado conforme as normas vigentes da ABNT. O presente trabalho tem o objetivo de reunir um compilado das dissecações realizadas no primeiro semestre de 2024, no terceiro período do curso de graduação em Medicina, que após a edição, será publicado no formato e-book, permitindo o acesso virtual gratuito. |
PJXXX - 2024 |
2024 - Vivências da UnB na Rede de Atenção à Saúde em Ceres |
FLORA APARECIDA MILTON |
O Projeto Vivências da UnB na Rede de Atenção à Saúde em Ceres, consiste em uma viagem com duração de uma semana para o município de Ceres (GO), na qual ingressantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade de Brasília conhecem o serviço público de saúde da cidade. Os acadêmicos visitam as Unidades Básicas de Saúde., o Hospital São Pio X, o Serviço de atendimento Móvel Urbano, o asilo de Ceres e o Lar de Crianças Ceres. Os estudantes também participam de vistas domiciliares acompanhados por um Agente Comunitário de Saúde. Ademais, os acadêmicos aprendem sobre o histórico de formação do SUS e refletem sobre o papel do profissional em saúde, em especial sobre a atuação conjunta do médico e do enfermeiro. A viagem ocorre tradicionalmente na semana anterior ao início do semestre letivo, além de ser organizada e guiada pelos estudantes que participaram do projeto em edições passadas, conduzidos pelos professores coordenadores. |
PJXXX - 2024 |
2024 – REDE MUSA Levantamento e Diagnóstico do acervo biológico do Meseu de Anatomia Humana MAH/UnB |
ANA LUCIA CARNEIRO SARMENTO |
O Acervo de Anatomia Humana da UnB (MAH/UnB) enfrenta uma série de desafios que comprometem o acervo, como a perda de dados e informações referente aos objetivos da coleção; a perda da capacidade de recuperar ou associar aos objetivos e informações; deterioração o remoção de identificação dos objetivos; e inexistência de cópias de segurança de registro informativo de coleções; a deterioração das peças; e o possível extravio de objetos (peças humanas) ou parte delas. No sentido de interromper os processos danosos relacionados ao cenário verificado no inventário museológico, o projeto prevê ações que possibilitam o levantamento e diagnóstico do acervo biológico do MAH/UnB, entendendo que recuperar as informações sobre o acervo permite ampliar o acesso ao conhecimento de forma segura, garantindo uma experiência enriquecedora única durante a sua visitação pública. A dissociação é a desorganização de sistema que deveriam estar organizados, provoca: deterioração o remoção de etiquetas e rótulos; inexistência de cópias de segurança de registros informativos de coleções; erros no registro de informações, obsolência tecnológica para o acesso de registros; extravio de objetos; gravação e coleta de dados do objeto de maneiras permanente; erros na transcrição; inexistência de inventário; e movimentação do acervo sem registro, todos em algum grau relacionados ao acervo biológico do HAM/UnB. |
PJXXX - 2025 |
2024 – Uma só Saúde na Atenção Primária à Saúde Indígena e no âmbito do Programa Mais Médicos: Educação, prevenção e tratamento precoce das doenças negligenciadas nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. |
CIRO MARTINS GOMES |
As doenças Negligenciadas representam problemas relevantes e que afetam a saúde pública dos países em desenvolvimento. As populações em estado de vulnerabilidade, incluindo as populações indígenas, são particularmente afetadas por estas condições. Doenças como a malária, a leishmaniose, a sífilis, a hanseníase, a oncocercose, a filariose e a tungíase dependem de uma complexa interação entre o ambiente e o ser humano para transmissão e perpetuação. Para isso, estratégias de controle amplas e diversificadas são importantes. O presente projeto objetiva capacitar multiplicadores por meio de uma estratégia ampla e contínua de capacitação em serviço (matriciamento e nivelamento) para provimento de ações de uma só Saúde na Atenção Primária à Saúde Indígena visando a prevenção e tratamento precoce das doenças negligenciada nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. O projeto visa ainda aumentar a resolubilidade do atendimento em saúde indígena, reduzindo a necessidade de remoções aos polos de referência ou às Casas de Saúde Indígena (CASAI). O projeto atuará em 3 principais frentes: 1. Capacitação das equipes de saúde indígena, 2. Atendimento de assistência as populações acometidas, 3. Avaliação ambiental ampla. Por fim, os dados serão tabulados e comparados antes e após as intervenções, por meio de um estudo de vida real. |