Logo da Faculdade

Estágio / Internato Médico

O estágio curricular obrigatório constitui a etapa de formação médica em serviço (internato), com dois anos de duração, realizada sob supervisão docente e preceptoria, em unidade própria e em unidades conveniadas vinculadas ao Sistema Único de Saúde.

Visão geral

O Internato Médico corresponde à etapa final da formação em serviço e integra os cenários assistenciais da atenção primária, bem como os níveis de média e alta complexidade. O percurso é estruturado em rodízios obrigatórios e em estágio eletivo, respeitando a organização curricular do curso.

9º ao 12º semestre 3.810 horas 254 créditos Até 40h semanais Plantões de até 12h

Internatos obrigatórios

São desenvolvidos nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, mediante sistema de rodízio.

Locais de realização: Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) e unidades conveniadas da rede pública do Distrito Federal integrantes do SUS.

Internato eletivo

É desenvolvido em uma única grande área entre as cinco grandes áreas do curso, podendo ocorrer em diferentes instituições, conforme as regras, pactuações e exigências aplicáveis ao cenário de interesse.

Possibilidades: HUB-UnB, instituições públicas conveniadas, instituições privadas no país, hospitais universitários via convênio ANDIFES e instituições no exterior por intercâmbio.

Cenários de estágio eletivo

HUB-UnB

O estudante deve aguardar as vagas levantadas pelos coordenadores dos estágios eletivos.

Instituições públicas conveniadas

As vagas dependem de pactuação realizada por iniciativa da coordenação do curso.

Convênios vigentes: UnB-FEPECS, UnB-IGESDF, UnB-HCB E UnB-HFA

Programa ANDIFES de mobilidade acadêmica

É necessário seguir os trâmites da instituição de destino e da UnB, observando a equivalência do comprovante curricular pretendido. (Link)

USP – campus Ribeirão Preto

O estudante deve participar do processo seletivo promovido semestralmente pela FMRP-USP. (Link)

Instituições privadas

A instituição de destino deve ofertar programas de residência médica reconhecidos e credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM. O O aceite deve ser obtido junto ao setor de gestão de estágios. A secretaria pode emitir carta de apresentação, quando necessário.

i

Para a emissão do documento, informe no e-mail de solicitação os seguintes dados:
(1) nome da unidade de saúde;
(2) especialidade/cenário de interesse;
(3) período do estágio (conforme cronograma da turma);
(4) nome e cargo do destinatário;
(5) endereço completo da instituição (logradouro, bairro, cidade, estado, cep).
Após a obtenção, encaminhe a carta de aceite por e-mail à secretaria.

Instituições fora do país

O estudante deve verificar as regras de candidatura da instituição de destino e providenciar seguro-saúde/viagem internacional.

Importante: pactuações de vagas e cenários de interesse constituem expectativas e podem ou não ser concretizadas.
Importante: todo estágio realizado no país deve ser precedido da assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Quando a instituição de destino não possuir modelo próprio, deve-se utilizar a minuta da UnB.
i

Preencha os campos em branco da minuta e a encaminhe por e-mail à secretaria para conferência e protocolo. Após o trâmite, a secretaria devolverá o documento oficial ao aluno para coleta das assinaturas.
Recomenda-se que eventuais dúvidas sejam esclarecidas com a secretaria antes do início de qualquer procedimento.

Estágios não-obrigatórios

O estágio não-obrigatório é uma atividade opcional. Ele não é acrescido à carga horária regular obrigatória e não pode ser desenvolvido simultaneamente ao internato.

Exigência formal: assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), com tramitação via SIGAA, conforme orientações da Coordenação de Estágios da Graduação.

Fluxo curricular do internato

Período curricular Carga horária (créditos) Componente curricular Coordenador(a)
960 horas (64 créditos) INTERNATO - SAÚDE INTEGRAL 1 (FMD0030) Prof. Flavio de Assis Melo Torres
10º 330 horas (22 créditos) INTERNATO - SAÚDE DO ADULTO CLÍNICA MÉDICA (FMD0035) Prof. Ricardo Luiz de Melo Martins
10º 150 horas (10 créditos) INTERNATO - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 1 CLÍNICA MÉDICA (FMD0041) Prof. Ricardo Luiz de Melo Martins
10º 330 horas (22 créditos) INTERNATO - SAÚDE DO ADULTO - CIRURGIA (FMD0031) Profa. Andrea Pedrosa Ribeiro Alves Oliveira
10º 150 horas (10 créditos) INTERNATO - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 2 - CIRURGIA (FMD0043) Profa. Andrea Pedrosa Ribeiro Alves Oliveira
11º 330 horas (22 créditos) INTERNATO - SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - PEDIATRIA (FMD0046) Profa. Renata Vasques Palheta Avancini
11º 150 horas (10 créditos) INTERNATO - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 3 - PEDIATRIA (FMD0053) Profa. Renata Vasques Palheta Avancini
11º 330 horas (22 créditos) INTERNATO - SAÚDE DA MULHER GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (FMD0048) Prof. Alberto Carlos Moreno Zaconeta
11º 150 horas (10 créditos) INTERNATO - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 4 - GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (FMD0051) Prof. Alberto Carlos Moreno Zaconeta
12º 600 horas (40 créditos) INTERNATO - SAÚDE INTEGRAL 2 (FMD0042)
Eixos: Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Urgência e Emergência e Cuidados Paliativos
Prof. Felipe de Oliveira Lopes Cavalcanti
Profa. Helena Ferreira Mora
Prof. Luis Klaus Alves da Rocha
Prof. Ricardo Luiz de Melo Martins
12º 330 horas (22 créditos) INTERNATO - ESTÁGIO ELETIVO (FMD0054) Prof. Alberto Carlos Moreno Zaconeta (eletivo GOB)
Prof. Luis Klaus Alves da Rocha (eletivo CLM)
Prof. Olímpia Alves Teixeira Lima (eletivo CLC)
Profa. Renata Vasques Palheta Avancini (eletivo MCA)
Prof. Rodolfo Rêgo Deusdará Rodrigues (eletivo MFC)

Em dispositivos móveis, a tabela é exibida em formato de cartões para facilitar a leitura e a navegação.

Providências necessárias

  • Foto 3x4 recente, obtida em serviço fotográfico.
  • Certificado do curso “Acolhimento aos Estudantes e Docentes”, disponível na plataforma EAD da ESPDF/FEPECS.
  • Certificado do curso “Oficina de Integração dos Estágios”, disponível na plataforma EAD do IGESDF.
  • Carteira Nacional de Vacinação Digital atualizada, com registro das vacinas recomendadas aos profissionais de saúde.
  • Cadastro de usuário externo no SEI da UnB com o e-mail acadêmico.
  • Conta ativa no portal gov.br para assinatura eletrônica de documentos.
  • Cadastro de usuário externo no SEI do GDF, preferencialmente com o mesmo e-mail da conta gov.br.
Importante: outros documentos poderão ser solicitados pela Secretaria da Graduação para atender às exigências da instituição concedente.

Vacinas recomendadas

  • Hepatite B (3 doses)
  • Tríplice Viral (2 doses)
  • Difteria e Tétano adulto
  • Influenza (campanha mais recente)
  • Febre Amarela
  • Varicela, sem histórico da doença
  • Covid-19 (ciclo vacinal)

Equipe

Profa. Andrea Pedrosa Ribeiro Alves Oliveira Coordenadora-geral do internato
Joseilma Luciana Neves Siqueira Técnica em Assuntos Educacionais
Patrick Marcos Sousa Silva Estagiário

Contato e informações

Telefone (61) 3107-1883
Informações adicionais Acesse a página da Coordenação de Estágios da Graduação (CESG) da Universidade de Brasília para mais informações sobre os estágios de graduação.