logo lab nucleo medicina tropicalInauguração do Laboratório de Pesquisas Pré-clínicas do Núcleo de Medicina Tropical 

 

inauguracao camundongosO Laboratório de Pesquisas Pré-clínicas do Núcleo de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina foi criado com a finalidade de albergar animais de laboratório para desenvolver atividade de pesquisa, ensino e extensão, envolvendo camundongos (Mus musculus). Atualmente conta com estrutura para albergar experimentos de nível de biossegurança é NB-2 e possui certificação da CIBio-FM junto a CTNBio (CQB-0505/2020) para experimentação envolvendo animais e microrganismos geneticamente modificados (AnGM e OGM respectivamente). 

No dia 18 de outubro o laboratório recebeu seus primeiros animais residentes. Trata-se de 40 camundongos C57Bl6 que serão utilizados no projeto intitulado “Extrato lipídico de material fecal como estratégia terapêutica alternativa para síndrome metabólica.” O experimento está sobre a coordenação do professor Guilherme Martins Santos, vinculado ao programa de pós graduação em Patologia Molecular e faz parte do projeto de pesquisa da doutoranda Natália de Aguiar Montenegro, da mestranda Pamela Valim Carneiro e das alunas de iniciação científica Sarah Giovanna Maia de Andrade e Júlia Eduarda Batista de Almeida. 

O laboratório multiusuário conta com espaço físico e equipamentos apropriados além de corpo técnico qualificado para condução do experimento e preconiza os 3R’s (Reduction, Replacement, Refinement), o bem-estar animal e a biossegurança dos usuários. O espaço é aberto aos grupos de pesquisa da Universidade de Brasília que tenham seus projetos aprovados pelo Comitê de Ética de Uso Animal. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

logo rodape nucleo medicina tropical

Topo