Luto Odilio

 

Professor Odílio Luiz da Silva
  ★ Rio de Janeiro 25/01/1929
   † Brasília 02/7/2020

 

O Prof. Odílio Luiz da Silva, Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM-UnB), assim resumiu sua participação nesta instituição - “A mais bela e notável experiência profissional na área médica” e “Foi, um acontecimento único e grandioso; para mim, uma verdadeira epopeia”. Sua vida e sua carreira se confundem com a história da FM-UnB, ele mudou-se do Rio de Janeiro para Brasília por conta da Faculdade.

Formado em 1952 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (RJ), especializou-se em Ortopedia e complementou sua formação nesta área na Suécia. Com o material lá colhido, posteriormente, defendeu sua Livre-docência na Universidade do Brasil.

Em 1966, interrompeu uma carreira promissora no RJ e veio para Brasília para participar da implantação do projeto do Curso de Medicina na Unidade Integrada de Saúde de Sobradinho (UISS) da UnB. Foi o primeiro professor da área cirúrgica e desempenhou várias funções na instituição, destacando-se Diretor do Hospital de Sobradinho, na década de 1970, e Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, na década de 1980.

Desde a transferência do hospital escola de Sobradinho para o atual Hospital Universitário de Brasília (HUB), em 1980, até 2016, como voluntário, atuou na assistência às crianças com anomalias ortopédicas. Poder ajudar as suas crianças representava para ele o maior estímulo para continuar indo ao HUB e, com sua maneira afável, premiar a todos com sua experiência e convívio.

Foi conselheiro do CRM-DF por vários anos, foi membro da Academia de Medicina de Brasília e ocupou diversos cargos e funções em sociedades científicas da especialidade. Publicou vários livros, capítulos de livros, trabalhos científicos e orientou grande número de ortopedistas do DF e de todo o Brasil.

Querido pelos amigos nutria duas paixões – a Filatelia e o Flamengo. Contava que já não aguentava assistir aos jogos de futebol do Flamengo pois se emocionava muito. Se isolava, fazia outras coisas e só depois que sabia o resultado se dispunha a assistir o jogo.

A FM-UnB tem um reconhecimento eterno pelo que o Professor Odílio Luiz da Silva representa para sua história e ele ficará para sempre em nossos corações e mentes

.

Prof. Paulo Gonçalves de Oliveira
Prof. João Batista de Sousa
Prof. André Luiz Vianna

Base de Dados

Graduação

Atividades Complementares 02/2023

Edital atividades complementares

Leia mais...

Pesquisa e Pós-graduação

Aluno especial 1º/2024

aluno especial

EXTENSÃO

Inauguração

lpp nmt

Leia mais...
Topo