Laboratórios
 

LABORATÓRIOS

DESCRIÇÃO

MULTIDISCIPINAR DE PESQUISA EM DOENÇA DE CHAGAS (LMPDC).

 

Este laboratório tem 750 metros quadrados de área construída para trabalho de pesquisa. Possui salas de pesquisadores, biblioteca e pequeno auditório para seminários e oferece condições didático-pedagógicas adequadas para o treinamento em bancada. Tem uma variedade de equipamentos e infra-estrutura adequados para desenvolvimento de pesquisa multidisciplinar (genética molecular, bioquímica, imunologia, parasitologia e epidemiologia genética).

 

 
GENÉTICA MÉDICA

 

Este laboratório tem 300 metros quadrados e é muito bem equipado, oferecendo condições adequadas para pesquisa na área de genética humana e médica, incluindo uma sala de cultivo de células e tecidos. Os equipamentos científicos são adequados para a exploração de técnicas moleculares.

 

  

IMUNOLOGIA CELULAR

 

Tem 400 metros quadrados e está muito bem equipado para desenvolver pesquisa na área de imunologia e parasitologia. É informatizado, possui infra-estrutura de bancadas adequadas e salas para cultivo de células e de microrganismos.O Laboratório de Imunolgia Celular conta com pessoal, área física e equipamentos apropriados para desenvolver projetos de pesquisa em imunolgia celular, especialmente de doenças infecciosas.

 

  

GENÉTICA ANIMAL

 

Possui 500 metros quadrados de área física excelente microscópios e outros equipamentos necessários para a prática de pesquisa na área de genética clássica e molecular. O laboratório dispõe de um biotério próprio.

 

  

BIOLOGIA MOLECULAR

 

Tem 750 metros quadrados e tem todos os equipamentos necessários para desenvolver pesquisas na área de biologia molecular, máquina de PCR em temp real, sequenciador de DNA, sala para cultura de fungos (nível II), sala de cultura de células, entre outras instalações. Este laboratório é pioneiro na área de engenharia genética e possui uma excelente infraestrutura de computadores com programas para bioinformática.

 

  

IMUNOPATOLOGIA

 

Este laboratório tem aproximadamente 300 m2. O equipamento adequado para o trabalho e possui salas de cultura de células, cultura de fungos patogênicos e processamento de materiais biológicos. Com vários projetos de pesquisa em desenvolvimento, adequou uma sala no alojamento de animais para os experimentos pré-clínicos utilizando medicamentos nanoestruturados.

 

  

CENTRO DE ANTATOMIA PATOLÓGICA DO HOSPTIAL UNIVERSITÁRIO

 

O Centro de Anatomia Patológica (CAAP) conta com várias unidades para processamento de material e realização de técnicas especializadas de imunohistoquímica, captura híbrida e hibridização in situ. O CAAP possui equipamento de microtomia e microscopia que atende as necessidades nas áreas de diagnóstico e experimental. O CAAP possui programa de especialização médica em patologia com duração de três anos. Atualmente várias linhas de pesquisa são ali desenvolvidas, coordenadas por Docentes desse Programa ou em colaboração com outros Programas.

  

IMUNOPATOLOGIA DE BRASÍLIA (LIB)

 

Laboratório privado voltado para diagnóstico de doenças infecciosas, neoplásicas e auto-imunes. O LIB está equipado para a realilzação de técnicas modernas em biologia molecular e imunopatologia. Os pesquisadores utilizam o material de exame do LIB para investigação científica e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

  

ENDOCRINOLOGIA E FARMACOLOGIA MOLECULAR

Tem 500 metros quadrados e possui toda a infra-estrutura necessária para desenvolver pesquisa na área de bioquímica e biologia molecular.

  

BIOQUÍMICA E QUÍMICA DE  PROTEÍNAS (LBQP)

 

Dispõe de toda infra-estrutura necessária para sequenciamento e caracterização molecular de proteínas, análise de proteomas e bioinformática proteômica. Possui dois espectrômetros de massa - o primeiro, do tipo electrospray triple quadrupole (ES-MS) e o segundo, do tipo laser desorption - time of flight (MALDI-TOF). Tem 500 metros quadrados e é protegido por sistemas de no-breaks e gerador elétrico.

 

  

 VIROLOGIA MOLECULAR

 

Possui 350 metros quadrados de área, está equipado para desenvolver pesquisa na área de virologia e biologia molecular. Possui também as condições necessárias para cultivo de células de insetos utilizadas para expressar proteínas heterólogas e microscópio eletrônico.

 

 

 

Além desses laboratórios, a UnB conta com outros laboratórios na Faculdade de Ciências da Saúde, no Instituto de Biologia e na Química. Os professores pesquisadores dessas unidades mantêm colaboração com o Programa Patologia Molecular, beneficiando a produção científica e a formação de recursos humanos.

 

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS NOS LABORATÓRIOS DO PROGRAMA
Centrífugas, microcentrífugas, ultracentrífugas, citômetro de fluxo, microscópios de campos claro e escuro, contadores de cintilação, espectrofotômetros, espectrofluorômetro, leitoras de ELISA, liofilizadores, estufas de CO2, microscópios eletrônicos de transmissão e de varredura, microscópio de força atômica, seqüenciador de DNA e de proteína, espectrômetro de massa, HPLCs, FPLCs, biotérios, etc.

 

 
 

 

 

Pós - Graduação  da  Faculdade de Medicina / UnB 

Universidade de Brasilia - UnB    Campus Universitário Darcy Ribeiro   -   Asa Norte -  Brasília - DF    -    Brasil      CEP: 70.910-900

Contato:   55  ( 61 )    3107.1914    /   3107.1915    /    3107.1916       Fax: 55 (61) 3107.1907      E.mail: pgfm@unb.br

:Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.