História

 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

    O curso de Medicina da UnB, fundado em 1966, inicialmente como Faculdade de Ciências Médicas posteriormente, com a criação de outros cursos da área, passou a constituir a Faculdade de Ciências da Saúde.

    Após longas discussões durante a década de 1990, e com a manifestação do anseio por maior autonomia da maioria de seus servidores, professores e alunos, no final do ano de 1999, o CONSUNI-UnB aprovou a criação da Faculdade de Medicina (FM). É importante ressaltar que essa autonomia administrativa, que foi uma das metas iniciais, nunca se contrapôs à integração com os demais cursos da área de saúde e, ao contrário, sempre foi considerado um dos fatores que poderia incrementar essa harmonia e trabalho multidisciplinar.

   No ano 2000 foi empossada uma diretoria pro-tempore sob a direção do Prof.Dr. Cláudio Bernardo de Freitas, da qual tive a honra de participar como Coordenador de Graduação e tendo como Coordenador de Pós-graduação o Prof.Dr. Paulo Tubino. Durante todo esse ano foram preparados o Estatuto e o Regimento Interno da FM e também as eleições da primeira diretoria da nova FM.

    Em novembro de 2000, foi eleita a Profa.Dra. Tânia Torres Rosa como diretora e eu tive a honra de participar como vice-diretor. Já, nas definições de atribuições e tarefas, a Profa. Tânia nos designou acumular a Coordenação de Pós-graduação para, além de cuidar dos assuntos afeitos ao tema, também iniciar um trabalho que visava a criação de um novo curso de pós-graduação stricto sensu. Creio que a indicação do vice-diretor para tal tarefa demonstrava a importância dada pela Profa. Tânia ao assunto, por ser esse um dos principais anseios de todos na FM.

   A pós-graduação na Medicina tinha uma história muito rica. Naquele momento, ligados mais diretamente à Medicina, havia três programas de pós-graduação: o de Medicina Tropical, curso consolidado e que se dedicava e ainda se dedica a uma importante área da Medicina que são as afecções comuns em nossa região; o curso de Patologia Molecular, derivado do curso de Imunologia e Genética, que também atendia e ainda atende a um grupo de pesquisadores com interesse nessa área de conhecimento; e havia também à época um terceiro curso, de Clínica Médica, a nível de mestrado, que havia sido implantado com grande esforço de diversos professores do então Departamento de Clínica Médica, capitaneados pelo Prof.Dr. Luiz Fernando Junqueira, mas que por diversos problemas conjunturais atravessava uma crise e corria o risco de se extinguir.

   O cenário vislumbrado pela direção da FM, ouvidas as diversas áreas que compunham a FM, era de que faltava um curso, de mestrado e doutorado, que pudesse atender à todos docentes e alunos da FM. Deve ser ressaltado que um curso com características próximas, o de Ciências da Saúde, da Faculdade Ciências da Saúde, atendia parcialmente à esse anseio, mas todos julgaram que havia espaço, ânimo e pessoal qualificado para a criação de um novo curso.

   Essa tarefa foi-nos então confiada pela Profa. Tânia que deu todo apoio logístico e político para a construção da proposta de criação do novo curso. Algumas características deveriam ser levadas em consideração: ser um curso abrangente, com linhas de pesquisa que acolhesse os professores de todas as áreas da FM; a proposta deveria ser aprovada pela CAPES/MEC e portanto deveria atender ao requisitos mínimos para a criação de um curso de mestrado e doutorado, seja em sua estrutura acadêmica seja na composição do corpo docente com produção atualizada dentro dos padrões exigidos pela CAPES; e deveria atender alunos de Medicina e também de outras áreas de interface, valorizando o trabalho multidisciplinar.

   A Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da UnB também se coadunava com a recomendação de que, para a aprovação da criação de um novo curso, deveria haver aprovação da CAPES e os níveis pleiteados deveriam ser de mestrado e doutorado.

   Para a construção da proposta inicial, com o apoio da direção da FM, em 2001 convidamos e recebemos a visita de dois conselheiros da CAPES na área de concentração pleiteada, o Prof.Dr. Emmanuel Burdmann, que era Coordenador da área de Medicina I e do Prof. Dr. José Gontijo, que era conselheiro da Área de Medicina I, ex-aluno da UnB e professor da Unicamp-SP.

   A visita dos dois foi extremamente proveitosa e permitiu ajustes e definições que visavam atender aos critérios da CAPES no sentido de que fosse apresentada proposta com elevada chance de aprovação.

   Essa proposta, após a avaliação crítica dos consultores e ampla discussão na FM, foi aprovada pelo Colegiado de Pós-graduação e pela Câmara de Representantes da FM. A proposta não pode atender inicialmente à todas as manifestações dos docentes para participarem como orientadores, pois os critérios de credenciamento da CAPES eram, e são, muito rígidos e, especialmente nesse momento, optamos por conseguir trâmite rápido na UnB e na CAPES para o seu início rápido.

   Essa estratégia, proposta e sempre apoiada pela diretora Profa. Tânia, recebeu criticas à época, mas o tempo mostrou ter sido a mais adequada, pois com o decorrer dos anos vários outros professores se incorporaram ao grupo de orientadores, desde que satisfeitos os critério do programa para o credenciamento.

   A proposta então foi encaminhada paralelamente às instâncias superiores da UnB e à CAPES e receberam aprovação quase que concomitante no início de 2002. Foi autorizado o Curso de Pós-graduação em Ciências Médica, níveis de mestrado e doutorado, exatamente de acordo com a proposta apresentada a ambas alçadas de deliberação, com um corpo inicial de doze professores orientadores.

   O primeiro semestre de 2002 foi utilizado para se fazer os ajustes operacionais necessários e nesse mesmo semestre foi realizado o primeiro processo seletivo de alunos, sendo dez vagas para mestrado e cinco para doutorado.

   O Curso recebeu seus primeiros alunos, devidamente matriculados no segundo semestre de 2002, com a oferta de algumas disciplinas. Desde então só tem ampliado seu leque de orientadores, apresentado significativo incremento na produção científica e intelectual da FM e contribuído decisivamente para a formação de mestres e doutores, especialmente para o Distrito Federal e a região Centro-oeste.

   Esperamos que essas informações sobre o Programa de Pós-graduação possa servir como informação histórica e também que sirva de estímulo para todos nós, para tentarmos fazer crescer cada vez mais a sua inserção na formação de pessoas qualificadas e contribuir para a produtividade científica da FM e da UnB na área de Saúde.

 

 

Esse texto foi escrito pelo Prof.Dr. Paulo Gonçalves de Oliveira. (Lattes)

 

Defesa Ciências Médicas

Aluno: César Augustus Fernandes da Silva   Título: “EFEITOS DA BIOMETENERGIA DE... Read more
Aluna: Viviane Fragoso de Moura Lane   Título: "Avaliação das políticas de... Read more
Aluna: Bruna Ester F. Farias Título: “Produção e caracterização de nanopartículas de... Read more
Aluno: CASSIANO RODRIGUES ISAAC   Título: “EFEITOS DO DEBILITAMENTO DOS MÚSCULOS OBLÍQUOS... Read more
Aluno: Leandro Rodrigues da Cunha Título: “Avaliação da modulação gênica de peptídeos... Read more
Aluno(a) : Bernardo Matos da Cunha     Título : “Capacidade funcional... Read more
Aluno(a) :Dalton Alexandre dos Anjos   Título: “Estudo da tomografia por emissão... Read more

Defesa Patologia Molecular

Aluno: Raffael Júnio Araújo de Castro Título:“O papel do inflamassoma na infecção... Read more
Aluno: Isaque Medeiros Siqueira Título: “IMUNOPATOLOGIA DA CROMOBLASTOMICOSE: MODULAÇÃO DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA... Read more
Aluna: Lorena Pereira de Andrade   Título: “Marcadores celulares fluorescentes baseados no... Read more
Aluna: Aline Nascimento Moraes Título: “Dinâmica das integrações de minicírculos de kDNA... Read more
Aluna: Lívia Pimentel de Sant' Ana Dourado (Orientadora: Kelly Grace Guimarães) Título: “Papel... Read more

 

 

Pós - Graduação  da  Faculdade de Medicina / UnB 

Universidade de Brasilia - UnB    Campus Universitário Darcy Ribeiro   -   Asa Norte -  Brasília - DF    -    Brasil      CEP: 70.910-900

Contato:   55  ( 61 )    3107.1914    /   3107.1915    /    3107.1916       Fax: 55 (61) 3107.1907      E.mail: pgfm@unb.br

:Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.