1044820
Hoje
Ontem
Esta semana
Semana passada
Este mês
Mês passado
Todos os dias
93
593
3814
1035179
14261
19075
1044820

MUSEU DE ANATOMIA HUMANA - MAH

(MUSEU FÍSICO)

INSTITUIÇÃO

 

Um Museu de Anatomia Humana historicamente induz o indivíduo a pensar na ausência de vida. A partir do século XX, os avanços da ciência e da tecnologia possibilitaram aumentar a longevidade da população. Mas não basta apenas viver mais, é necessário viver melhor e isto implica conhecimento e consciência corporal.

  

O Museu de Anatomia Humana (MAH) da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de Brasília (UnB) foi fundado em 1977. Quando o MAH passou a ser concebido pela comunidade acadêmica como museu de anatomia, seu acervo saiu da categoria de coleção universitária para estar permanentemente disponibilizado e aberto ao público a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. Acredita-se desta forma que os idealizadores deste museu abraçaram nesta circunstância a missão de garantir os sonhos daqueles que acreditaram no papel social do aprofundamento do estudo sobre o corpo humano. O sentimento de busca a respeito das inúmeras dúvidas tiveram suas respostas garantidas pela especificidade da coleção, sobre a qual gerações de alunos e pesquisadores se debruçaram no estudo do cadáver desconhecido, instruindo-se, aprendendo e construindo conhecimento em complexidade crescente. Por seu lado, os estudantes tem revelado ao longo do tempo o mais profundo sentimento de gratidão e respeito, notadamente quando se depararam com a harmonia, a perfeição e o caráter profundamente humano da técnica de dissecação. Esta técnica milenar tem ajudado os humanos a desvendar os mistérios sobre a anatomia humana, possibilitando aos futuros profissionais de saúde e à sociedade a ampliação da consciência do próprio corpo e do corpo do outro. O MAH está integrado ao Sistema Brasileiro de Museus desde 2007. O museu está a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, e suas ações de ensino, pesquisa e extensão, em fluxo contínuo, atendem um público diversificado.   

 

 

MUSEU DE ANATOMIA HUMANA - MAH

 

Algumas atividades marcam a história do MAH como o trabalho de dissecação e preparo das peças anatômicas que compõem seu acervo.

 

A Profª. Msc. Ana Lúcia Carneiro Sarmento, que esteve à frente da Coordenação do MAH por mais de uma década fez um histórico e anexou os documentos referentes ao cadastramento e adesão do MAH ao Sistema Brasileiro de Museus. Em 2009 o MAH foi premiado pelo DEX/UnB pelo número de participações nas edições da Semana de Extensão da UnB. 

 

DOCUMENTOS LINK
Breve histórico
Ofício-Circular CT/DEMU Nº 01/2007. Cadastro Nacional de Museus
Termo de adesão ao Sistema Brasileiro de Museus
Termo de adesão ao Sistema Brasileiro de Museus(Continuação)
Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Museus
Homenagem prestada pelo DEX/UnB à Coordenadora do MAH/UnB.

 

 

O acervo do MAH está composto por centenas de peças anatômicas e documentos já catalogadas por categorias. Parte do acervo está na exposição permanente em vitrines.

 

Há peças raras e de difícil obtenção como fetos que vieram à óbito por morte materna, além de muitas malformações congênitas e variantes anatômicas. Parte deste material está disponibilizado no Museu Virtual. O objetivo é chamar a atenção do usuário para que este perceba o MAH como um espaço que contribui com a disseminação do  conhecimento das ciências morfológicas no Distrito Federal.

 

Dentro da coleção somam-se outras peças conservadas pelo Método Modificado de Giacomini, que preserva o material biológico por longo tempo sem prescindir de solução conservadora. Esta parte do acervo é destinada às ações de itinerância do MAH. Podem ser transportadas com facilidade e a flexibilidade mantida pela técnica permite o fácil manuseio das mesmas nas demonstrações feitas ao público. 

 

A responsabilidade social do MAH é desafiar os visitantes para que se cuidem, mantendo o equilíbrio do corpo saudável e ampliando a consciência sobre o valor de seu corpo e do corpo do outro. Este é um grande desafio para a sociedade contemporânea, tendo em vista que os gastos do Estado destinados para programas de saúde pública poderiam ser reduzidos se todo o cidadão incorporar hábitos de auto-cuidado e auto-estima.

 

 INSTALAÇÕES

 

 

SALA DESTINAÇÃO DO ESPAÇO

B2- 54/22

Laboratório de Fotografia e Administração do MAH

B2- 75/17

Laboratório de Tecnologia Educacional

B2- 50/13

Museu de Anatomia Humana

B2- 57/13

Museu de Anatomia Humana

B2- 61/13

Ossário / Reserva Técnica

B2- 73/13

Laboratório de Preparação e restauro
B2- 77/13 Laboratório de Anatomia Digital
B2-48/15 Corredor Galeria do Corpo

B2- 77/13

Laboratório de Análise de imagem

 

 

 

 

 

 VISITAÇÃO 

Atualmente o Museu de Anatomia Humana (MAH) faz parte de um Programa de Extensão da Área de Morfologia, no qual estão integrados a Exposição Permanente na sala B2-50/13, o Espaço de Exposição temática Galeria do Corpo; a Reserva Técnica (sala B2-55/17),  o Laboratório de Tecnologia Educacional (sala B2-75/17) e o Laboratório de Anatomia Digital (sala B2-77/13). Vários projetos estão ancorados neste Programa de Extensão, os quais têm sido formatados e executados ao longo de cada ano.

 

Anualmente, as ações em conjunto proporcionam para cerca de cem mil pessoas o contato com informações sobre o corpo saudável.

 

Funciona no prédio da Faculdade de Medicina, segundo andar, Campus Universitário Darcy Ribeiro, cuja obra arquitetônica é de autoria de Oscar Niemeyer, tombado como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN e patrimônio da humanidade pela UNESCO, em 1987.

 

A atual área de exposição permanente passou por adequações, de concepção e montagem, tornando-se mais estética. A visitação atinge cerca de vinte mil pessoas por ano, aberto ao público diariamente e com agendamento para as escolas que necessitam de atendimento mediado.

 

Estão disponibilizados para visitação os seguintes espaços:

  • Sala de Exposição Permanente
  • Laboratório de Tecnologia Educacional
  • Corredor Galeria do Corpo

 

 

VENHA NOS VISITAR

 

As visitas ocorrem de segunda à sexta, de 09h às 12h e das 14h às 17h, podendo ser agendadas previamente, através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , telefone: +55 (61) 3107-1920 ou presencialmente na sala B2-50/13, 2° andar, Bloco B da FM/UnB.

 

Agende a visita da sua escola com o secretário do MAH: Paulo Sérgio Ferreira.

 

 Localização do Museu de Anatomia Humana (MAH) da Faculdade de Medicina da UnB