DADOS HISTÓRICOS DA ÁREA DE MORFOLOGIA

Iniciada em 1962, alocada no Instituto Central de Ciências (ICC) e vinculada ao Departamento de Medicina Complementar, a Área de Morfologia da Universidade de Brasília foi criada com o objetivo inicial de ensinar a Anatomia aos cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física. No processo histórico a área de atuação foi ampliada, tendo sido a Área deslocada para a Faculdade de Ciências da Saúde e vinculada à Faculdade de Medicina. Nesta época eram atendidos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Educação Física e Odontologia.

A Área de Morfologia da Faculdade de Medicina (FM) da UnB, é uma das sete áreas acadêmicas que compõem o corpo de departamentos da FM. Situando-se no Bloco C do segundo andar da Faculdade de Medicina, atualmente atende a vários cursos de graduação para os quais são ministradas inúmeras disciplinas.

Fotografia de alunos do curso de Medicina

As ações da área estão centradas na reprodução do conhecimento, produção científica, capacitação e treinamento de recursos humanos, extensão universitária e circulação do conhecimento científico produzido tanto para o seu público interno quanto para a comunidade. Estas atividades encontram-se disponibilizadas nas disciplinas oferecidas, em ações de educação científica básica que divulguem as inovações em C&T, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino informal das ciências, morfológicas, na produção científica das equipes de pesquisa e na produção técnica.

Em documentos arquivísticos foram encontrados muitos papeis que resgatam a memória de algumas atividades desenvolvidas pelas equipes de trabalho, estudo e pesquisa. A anatomia e a embriologia recebiam o material de estudo da rede hospitalar do Distrito Federal. Pode-se perceber claramente essa parceria em tais documentos.

É interessante destacar que a área de morfologia sempre foi parceira das escolas da região colaborando em atividades de educação científica. Os alunos de graduação também tinham a prerrogativa de levar os ossos para estudar em casa, condição esta que foi abolida a partir da promulgação da Lei 8.501 em 1992.

A equipe de docentes e pesquisadores, pioneiros desta instituição se destacaram no esforço de participar ativamente das atividades científicas ligadas as suas áreas específicas de conhecimento, tendo sido um de seus professores presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia e sediado em Brasília o IV Congresso Brasileiro de Anatomia.