Medicina 

 

A medicina é uma área de conhecimento acadêmico que lida com a promoção da saúde, prevenção de doenças e manutenção e recuperação da saúde dos seres humanos. O curso de medicina da UnB visa desenvolver no aluno habilidades de promoção e proteção da saúde, tratamento de doenças, e reabilitação da pessoa, família e comunidade. 

 

Assim, o aluno será exposto a processos de ensino-aprendizagem para o seu desenvolvimento teórico-prático no campo da medicina com direcionamento para a formação do médico generalista. A formação é voltada para a ampliação do saber clínico, com a incorporação de conceitos e de ferramentas originárias da saúde coletiva, saúde mental, ciências sociais e de outros campos do conhecimento, que permitam ao aluno lidar com a complexidade do processo saúde-doença, incorporando o social e o subjetivo, de modo a fazer gestão do trabalho em equipe e em redes de atenção. O ensino baseado em redes visa atender uma demanda social de nosso país bem como ampliar os cenários de práticas tanto de clínica quanto de saúde coletiva. 

 

É uma profissão que exige muita dedicação aos estudos e atualização científica permanente ao longo de toda a vida profissional. Isso se justifica pela grande velocidade com que o desenvolvimento científico nessa área gera novos conhecimentos e tecnologias, modificando permanentemente os procedimentos e diretrizes para diagnóstico, tratamento e condutas clínicas. Dessa forma, o aluno é conduzido a ter habilidades de pesquisa e capacidade de análise crítica de artigos científicos. 

 

Ética, ensino, pesquisa, serviço e ação na comunidade compõem a base estruturante do aprendizado médico no curso de medicina na UnB.

 

Perfil
Afinidade com a Química e a Biologia pode ajudar o interessado em ingressar na graduação. É importante, no entanto, que o candidato seja uma pessoa tranquila, paciente, que tenha o dom da escuta e que se interesse pelo cuidado do outro. A curiosidade científica, a inovação, a criatividade, a disposição para a atualização permanente, a solidariedade humana e o compromisso social são elementos essenciais para qualificar esse profissional com vistas a melhorar os serviços que integram o cotidiano das práticas de saúde. 


Mercado de Trabalho 

 

Após a formação na graduação, o profissional poderá escolher uma das muitas especialidades médicas. A área de atuação do médico poderá ter maior ou menor foco no indivíduo (diferentes áreas clínicas) ou na população (medicina preventiva e comunitária, saúde coletiva, epidemiologia).

 

Assim, o médico pode atuar em hospitais, ambulatórios e clínicas, sejam públicos ou privados, nos vários campos de atuação. Atualmente, um dos relevantes mercados para atuação é o da saúde coletiva, principalmente em atividades dentro da Estratégia de Saúde da Família. Nesse cenário, o médico atua na atenção integral ao ser humano, executando ações de promoção de saúde, de prevenção de doenças, de vigilância à saúde e de assistência, em cenários multi e interdisciplinares. Pode ainda desempenhar funções de gestão junto a organismos públicos ou privados. Como alternativa para o graduado em Medicina está a área de pesquisa e docência em múltiplos campos do saber na área médica.


  

Coordenação:

Professor(a) Dr(a). Alessandra Ramos Venosa

 

Subcoordenador(a):

Professor(a) Dr(a). Karina Nascimento Costa

 

Secretária:

Nívia Eulália Santos

 

Assistente em Administração:

Victor Neto Costa Rocha

 


E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.            Tel: 55  ( 61 )   3107-1883

.... Unidades Parceiras ....

.. Projetos  Estruturantes ..

 

....... Bases de Dados .......

 

............. Outros ...............

 

Faculdade de Medicina - Universidade de Brasília-UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro -  Asa Norte-Brasília-DF  Brasil - CEP: 70.910-900